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Técnica&Prática

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Mauro Holanda

Um dos pioneiros da fotografia de

gastronomia moderna no Brasil,

Mauro Holanda, 57 anos (30 deles

dedicados à carreira), levanta a

bandeira a favor de atuar fora do

estúdio (não que ele não tenha

um). Formado em Cinema pela

ECA-USP, descobriu que sua

verdadeira vocação estava ligada

à fotografia. Foi na extinta revista

Gourmet

, nos anos 1980, que ele

tomou gosto por

fotos de comida.

Daí em diante,

ele se tornou um

especialista e

tem clicado para

restaurantes,

revistas e

fornecedores.

Para saber mais

mauroholanda.com.br

Rodrigo Bari

Acima, o fundo verde contrasta com as cores do sonho; abaixo, o

crème brûllée

é fotografado comumpouco do doce na colher para mostrar a cremosidade

que não roubem a atenção do

assunto principal. Geralmente,

recorre-se a cores pastéis. No

entanto, não é uma regra, pois

alguns editoriais atualmente se

baseiam nas estações do ano para

estilizar as produções, usando,

por exemplo, guardanapos floridos

na época da primavera.

Uma foto que mostre a

sobremesa por inteiro é

interessante e chama bastante a

atenção. Para os doces em calda

ou os mais cremosos, como o

crème brûlée

, servido em potes ou

taças, Mauro Holanda aconselha

que se retire um pouco com uma

colher deixando o conteúdo em

primeiro plano. Isso sempre

ajuda a mostrar a cremosidade

e a textura do doce.

Um esquema de iluminação

que conte com uma contraluz vai

sempre ajudar a evidenciar o

brilho dos doces. Luzes laterais,

além de eliminarem as sombras,

podem ajudar a ressaltar ainda

mais a textura e as cores da

sobremesa. Aposte nelas.