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Técnica&Prática
33
Mauro Holanda
Um dos pioneiros da fotografia de
gastronomia moderna no Brasil,
Mauro Holanda, 57 anos (30 deles
dedicados à carreira), levanta a
bandeira a favor de atuar fora do
estúdio (não que ele não tenha
um). Formado em Cinema pela
ECA-USP, descobriu que sua
verdadeira vocação estava ligada
à fotografia. Foi na extinta revista
Gourmet
, nos anos 1980, que ele
tomou gosto por
fotos de comida.
Daí em diante,
ele se tornou um
especialista e
tem clicado para
restaurantes,
revistas e
fornecedores.
Para saber mais
mauroholanda.com.br
Rodrigo Bari
Acima, o fundo verde contrasta com as cores do sonho; abaixo, o
crème brûllée
é fotografado comumpouco do doce na colher para mostrar a cremosidade
que não roubem a atenção do
assunto principal. Geralmente,
recorre-se a cores pastéis. No
entanto, não é uma regra, pois
alguns editoriais atualmente se
baseiam nas estações do ano para
estilizar as produções, usando,
por exemplo, guardanapos floridos
na época da primavera.
Uma foto que mostre a
sobremesa por inteiro é
interessante e chama bastante a
atenção. Para os doces em calda
ou os mais cremosos, como o
crème brûlée
, servido em potes ou
taças, Mauro Holanda aconselha
que se retire um pouco com uma
colher deixando o conteúdo em
primeiro plano. Isso sempre
ajuda a mostrar a cremosidade
e a textura do doce.
Um esquema de iluminação
que conte com uma contraluz vai
sempre ajudar a evidenciar o
brilho dos doces. Luzes laterais,
além de eliminarem as sombras,
podem ajudar a ressaltar ainda
mais a textura e as cores da
sobremesa. Aposte nelas.