lado está ao passar por regiões como Golem City,
e cada decisão traz consequências imediatas e a
longo prazo. Cruzar a rua para impedir um assalto
enquanto segue para completar um objetivo pode
fazer rolar uma bola de neve narrativa, com efeitos
perigosos. Doar um pouco de seu Neuropozyne
a ummédico pode resultar em uma recepção
mais calorosa em outro lugar do mundo. Um alvo
que precisa ser capturado pode se mostrar mais
disposto a acompanhá-lo tranquilamente – ou até a
compartilhar informações – se você não mutilar sua
comitiva no caminho até o quarto dele. “Escolhas
feitas no começo do jogo eliminam personagens
e tramas, afetam decisões finais e criam
oportunidades futuras”, observa DeMarle. Parece
uma ótima desculpa para curtir o game várias vezes.
Agente da mudança
Enquanto
Human Revolution
colocava o jogador
como um peão no meio do fogo cruzado,
Mankind
Divided
dá uma guinada em direção a
Splinter Cell
.
Com sua antiga empregadora Sarif Industries em
ruínas, Jensen se juntou à Interpol como líder de
uma força-tarefa internacional antiterrorismo, tanto
para o bem público como para se aproximar dos
Illuminati. “Agora ele joga com suas próprias regras”,
diz DeMarle. “É um agente duplo atuando em duas
investigações: combate ao terrorismo e a busca
pelos responsáveis por tudo isso.”
Como funcionário da Interpol, Jensen tem
acesso a recursos formidáveis e licença para
ingressar em regiões proibidas. Porém, como um
dos poucos soldados modificados da organização,
sua lealdade está dividida. Isso se mostra uma
fonte de tensão crescente quando Jensen encontra
a Juggernaut Collective, grupo de hackativistas
e combatentes da liberdade que talvez seja
conhecida de quem jogou o spin-off mobile
Deus Ex:
The Fall
(2013). Conforme a campanha se desenrola,
Jensen deve escolher entre a manutenção da paz e
a defesa dos direitos de seus iguais modificados.
Você pode cumprir missões para a Interpol e
para a Collective. Algumas delas estão ligadas à
trama principal, enquanto outras alteram a química
do próprio mundo do jogo de maneiras sutis
e ainda não especificadas. Parece uma
rígida divisão de facções, mas a Eidos
Montreal diz que o jogador não terá de se
aliar o tempo todo com um dos lados. Tudo
tem a ver com as necessidades do momento,
sobrepujando a força de seus ideais ou de
seus objetivos mais amplos. O resultado,
espera a produtora, será um game que o
jogador tenha vontade de experimentar
repetidas vezes.
Essa ética de uma adaptação mais
livre e consequente também se aplica
àquele clássico quarteto de
Deus Ex
que
se reveza entre atacar diretamente os NPCs,
passar despercebido por eles, seduzi-los na base
da conversa ou hackear dispositivos próximos para
criar vantagens táticas. Nesse sentido, as mais
importantes das novas capacidades de Jensen
são também as menos empolgantes à primeira
vista. Agora você pode correr de um ponto de
cobertura a outro jogador mirando uma retícula, o
Algunsinimigossem
melhoriasemseus
próprioscorpos
apelamparaousode
exoesqueletos
impedir umassalto pode alterar
toda a narrativa da história
revista oficial do XBOX
/
33
Deus Ex: Mankind Divided