inimigos, gráficos, quebra-cabeças, tudo! Uma vez que você
descobre algumas das áreas secretas e truques especiais que pode
fazer você se dá conta de quanto incrivelmente bom é esse jogo
mais recente do Mario. E, somado ao gameplay excelente, você
tem áudio e visual soberbos. Os efeitos de rolagem emparalaxe
são super-rápidos, a animação é belíssima e os chefes são
brilhantemente representados.”
Por motivos óbvios, era natural que jogo fosse comparado com
as aventuras do NES. Mas apenas ummês após o lançamento
americano de
SuperMarioWorld
houve um título da empresa
concorrente que estava disposto a superar o Mario, criar umnovo
mascote e estabelecer uma nova franquia. Um certo...
Sonic the
Hedgehog
. Para a Total!, não houve dúvida quem se saía melhor.
“O que temos aqui é um cartucho brilhante que faz o ruinzinho
Sonic the Hedgehog
parecer um jogo de tabuleiro”, revela a
revista, com a ressalva de que é uma publicação voltada para
jogos da Nintendo. Mas a revista SuperPlay também era dedicada
Super Mario World
é um dos jogos favoritos de quem busca
terminar a aventura no menor tempo possível ou então
seguindo determinadas condições. Essas diferentes formas
de aproveitar o jogo são resultado da filosofia de game
design de Shigeru Miyamoto. “Desafio para o jogador é a
coisa mais importante. Em jogos do Mario, por exemplo,
o jogador pode tentar finalizar o jogo sem coletar uma
única moeda. Acho que grandes videogames são como
playgrounds, lugares a que você se apega e volta várias e
várias vezes. Não seria sensacional ter uma gaveta cheia de
playgrounds na ponta dos seus dedos?”, diz o produtor no
Mario Mania Player’s Guide
. Por métodos convencionais,
dá para concluir
Super Mario World
passando apenas por
12 fases, o que pode levar cerca de dez minutos para um
jogador habilidoso: basta pegar o atalho no segundo mundo
para a Star Road e de lá seguir para o portal que fica ao
lado da porta do castelo do Bowser. Explorando glitches, é
possível chegar a números ainda menores. Realizando uma
sequência de ações que mexem com endereçamentos na
memória do Super Nintendo, os créditos do jogo aparecem
na fase Yoshi’s Island 2, sem precisar derrotar o Bowser.
Entre no canal do americano Seth Bling no YouTube e veja
a façanha sendo realizada mais de uma vez no próprio
console e não por emulação: youtube.com/user/sethbling.
Recorde mundial
As balas de canhão
gigantes Banzai Bills
estão prontas para
acabar com os
voos do Mario
O Power Balloon
garante voo
constante, mas por
tempo limitado
old!gamer
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