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tela-título, mas

SuperMarioWorld

conta

comuma faixa na abertura, que serviu para

exibir umpouco da capacidade do chip de

somS-SMP da Sony que equipa o SNES.

“Estava exultante por poder fazer oito sons

de uma vez. Para mostrar aos jogadores o

quão fantástico o áudio do Super Famicom

era, decidi usar ummonte de instrumentos

de uma vez, utilizando um após o outro na

música da tela-título”, revela o compositor

embate-papo da série Iwata Asks sobre a

coletânea

SuperMario All-Stars

paraWii.

As possibilidades que o console permitia

levaramKondo a pensar exatamente

quais as características definem a música

de videogame e o que ele poderia fazer

de diferente. “O som eletrônico tinha

se estabelecido emummundo à parte

de outrasmúsicas, e eumesmo havia

pensado nisso como game music, mas,

como Super Famicom, pude utilizar todos

os tipos de instrumentos e fazer todos os

tipos de música, então comecei a ficar

preocupado sobre o que era exatamente

a game music”, reflete Kondo. “Enquanto

trabalhei em

SuperMarioWorld

, decidi

fazer um tipo de música que usasse um

conjunto de instrumentos que você não

costuma ouvir emqualquer outro lugar.”

SuperMarioWorld

segue umpadrão

de trilha sonora similar ao

SuperMario Bros. 3

, comdois temas

para fases abertas, “Overworld” e “Athletic”; “Underworld”, para

estágios subterrâneos; e “Underwater”, valsa para ambientes

aquáticos. No predecessor, essas quatromúsicas eramdistintas,

mas quemprestar atenção pode reparar em certa semelhança

dessas faixas no jogo. “Decidi usar osmesmos temas, como

‘Overworld’ e ‘Underworld’ emdiferentes arranjos para o grande

número de fases. Pensei que se a música mudasse de cenário

para cenário, mas asmelodias fossem asmesmas, então elas

ficariamna mente dos ouvintes do jogo”, explica Kondo. No caso,

a “Undergound” mescla sons tubulares e evoca a melodia da

“Overworld” com linhas graves. Com tantas faixasmemoráveis,

a trilha de

SuperMarioWorld

é uma das obras-primas do

compositor, que se destacou no assustador tema da casa mal-

assombrada e, especialmente, na música assombrosa dos

castelos, ambas incorporando timbres de órgão de tubo para um

clima opressivo e cadavérico. Algunsmeses após o lançamento do

jogo, em setembro de 1991, o tema “Overworld” de

SuperMario

World

foi apresentado no espetáculo Orchestral Game Concert em

Tóquio, emum arranjo com toques jazzísticos de Nobuo Kurita.

Mario x Sonic

O jogo foi bastante elogiado pela crítica da época. “

SuperMario

World

certamente temummonte de segredos –muitomais do

que as primeiras aventuras do Mario – e é isso que faz o jogo ser

tão cativante. Há muito o que explorar: cada vez que você entra

emuma fase nova, há algo novo para ver, novos truques para

desvendar, novos segredos para descobrir – e novos oponentes

para enfrentar”, comenta Steve Jarratt na Total! #4. “Diferentemente

dos primeiros jogos, esse possui uma imensa variedade nos

Na edição japonesa

do Super Famicom,

Yoshi pode comer

os Dolphins, assim

como em qualquer

versão para GBA. Isso

não acontece no jogo

ocidental do SNES

Após derrotar o chefe

de cada mundo, há uma

animação cômica que

mostra como o castelo

foi pulverizado

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Super Mario World