tela-título, mas
SuperMarioWorld
conta
comuma faixa na abertura, que serviu para
exibir umpouco da capacidade do chip de
somS-SMP da Sony que equipa o SNES.
“Estava exultante por poder fazer oito sons
de uma vez. Para mostrar aos jogadores o
quão fantástico o áudio do Super Famicom
era, decidi usar ummonte de instrumentos
de uma vez, utilizando um após o outro na
música da tela-título”, revela o compositor
embate-papo da série Iwata Asks sobre a
coletânea
SuperMario All-Stars
paraWii.
As possibilidades que o console permitia
levaramKondo a pensar exatamente
quais as características definem a música
de videogame e o que ele poderia fazer
de diferente. “O som eletrônico tinha
se estabelecido emummundo à parte
de outrasmúsicas, e eumesmo havia
pensado nisso como game music, mas,
como Super Famicom, pude utilizar todos
os tipos de instrumentos e fazer todos os
tipos de música, então comecei a ficar
preocupado sobre o que era exatamente
a game music”, reflete Kondo. “Enquanto
trabalhei em
SuperMarioWorld
, decidi
fazer um tipo de música que usasse um
conjunto de instrumentos que você não
costuma ouvir emqualquer outro lugar.”
SuperMarioWorld
segue umpadrão
de trilha sonora similar ao
SuperMario Bros. 3
, comdois temas
para fases abertas, “Overworld” e “Athletic”; “Underworld”, para
estágios subterrâneos; e “Underwater”, valsa para ambientes
aquáticos. No predecessor, essas quatromúsicas eramdistintas,
mas quemprestar atenção pode reparar em certa semelhança
dessas faixas no jogo. “Decidi usar osmesmos temas, como
‘Overworld’ e ‘Underworld’ emdiferentes arranjos para o grande
número de fases. Pensei que se a música mudasse de cenário
para cenário, mas asmelodias fossem asmesmas, então elas
ficariamna mente dos ouvintes do jogo”, explica Kondo. No caso,
a “Undergound” mescla sons tubulares e evoca a melodia da
“Overworld” com linhas graves. Com tantas faixasmemoráveis,
a trilha de
SuperMarioWorld
é uma das obras-primas do
compositor, que se destacou no assustador tema da casa mal-
assombrada e, especialmente, na música assombrosa dos
castelos, ambas incorporando timbres de órgão de tubo para um
clima opressivo e cadavérico. Algunsmeses após o lançamento do
jogo, em setembro de 1991, o tema “Overworld” de
SuperMario
World
foi apresentado no espetáculo Orchestral Game Concert em
Tóquio, emum arranjo com toques jazzísticos de Nobuo Kurita.
Mario x Sonic
O jogo foi bastante elogiado pela crítica da época. “
SuperMario
World
certamente temummonte de segredos –muitomais do
que as primeiras aventuras do Mario – e é isso que faz o jogo ser
tão cativante. Há muito o que explorar: cada vez que você entra
emuma fase nova, há algo novo para ver, novos truques para
desvendar, novos segredos para descobrir – e novos oponentes
para enfrentar”, comenta Steve Jarratt na Total! #4. “Diferentemente
dos primeiros jogos, esse possui uma imensa variedade nos
Na edição japonesa
do Super Famicom,
Yoshi pode comer
os Dolphins, assim
como em qualquer
versão para GBA. Isso
não acontece no jogo
ocidental do SNES
Após derrotar o chefe
de cada mundo, há uma
animação cômica que
mostra como o castelo
foi pulverizado
14
old!gamer
Super Mario World