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Repletos de pedras Thwomps e Dry

Bones como em

SuperMario Bros. 3

, os

castelos reservam as batalhas comos sete

Koopalings que Mario venceu nas Airships

do antecessor. É umpouco decepcionante

ver a mecânica das lutas se repetir ao

longo do jogo, apenas comuma dose

maior de desafios. Os confrontos com Iggy

Koopa (primeiro) e Larry Koopa (sétimo)

acontecem emuma plataforma que boia

na lava, mudando a inclinação; Morton

Koopa Jr. (segundo) e Roy Koopa (quinto)

tentampular em cima do Mario enquanto

as paredes tornamo recinto cada vez mais

apertado; Lemmy Koopa (terceiro) eWendy

O. Koopa (sexto) saemde vários canos

diferentes; e somente o Ludwig Von Koopa

(quarto) conta comumpadrão exclusivo

de ataques entre os Koopalings, cuspindo

fogo e girando seu casco pelo chão. Alguns

desses embates exploram efeitos de Mode

7, aumentando e diminuindo os sprites.

Aomenos, a batalha final como Bowser

é diferente de tudo e coloca à prova a

habilidade de chutar inimigos para o alto.

As informações a respeito da quantidade

de vidas e do limite de tempo (que é

infinito nesse combate) até saemda tela,

exibindo apenas o power-up reserva.

O citado Big Boo geralmente é um

inimigo normal, mas emuma saída da

Donut Secret House que fica no segundo

mundo, ele aparece como um chefe.

Ao derrotá-lo, surge a primeira estrela

nomapa que leva aomundo secreto Star

World, com cinco fases e atalhos que levam

para estrelas que funcionam como portais

para outras partes domundo.

Somente nesse local há os ovos em

que nasce o Baby Yoshi nas cores

vermelho, azul ou amarelo. Ao pegar

umdesses pequenos dinossauros,

basta segurá-los e fazer comque

eles comam cinco inimigos para

que cresçam e recebamdiferentes

habilidades de acordo com a cor.

O Yoshi verde cospe fogo com

um casco vermelho na boca,

ganha asas e pode voar com

um casco azul e treme o chão

como amarelo. No caso dos Yoshis de outras cores, eles obtêm a

habilidade correspondente à coloração do casco e de sua própria

cor. Sendo assim, se umYoshi vermelho coletar um casco azul,

ele pode voar e cuspir as bolas de fogo, por exemplo. Em algumas

fases, porém, ao encontrar as Yoshi’sWings, Mario segue para uma

parte bônus emque o dinossauro fica azul, ganha asas e voa até o

fimdo estágio, semdepender do casco. Depois disso, seja qual for

a cor do animal antes de pegar o item, ele mantém a cor azul.

SuperMarioWorld

é um jogo tão cheio de segredos que há um

mundo secreto dentro de outromundo secreto. No alto da fase

Star World 5 na Star Road, uma saída leva aomundo Special,

que apresenta, mesmo na versão americana, o símbolo

do Super Famicomnas cores amarelo, vermelho, azul e

vermelho (o emblema também foi adotado na Europa).

Os oito estágios desse mundo secreto primampelo

elevado nível de dificuldade – na segunda fase, a

insana Turbular, o chão praticamente não existe.

O prêmio por concluir o Special não é dosmais

Felizmente, Mario

não se machuca se

passar no espaço

das correntes

Os Dino-Torches são

pequenos, mas

cospem uma longa

baforada flamejante

Super Mario World

12

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