Repletos de pedras Thwomps e Dry
Bones como em
SuperMario Bros. 3
, os
castelos reservam as batalhas comos sete
Koopalings que Mario venceu nas Airships
do antecessor. É umpouco decepcionante
ver a mecânica das lutas se repetir ao
longo do jogo, apenas comuma dose
maior de desafios. Os confrontos com Iggy
Koopa (primeiro) e Larry Koopa (sétimo)
acontecem emuma plataforma que boia
na lava, mudando a inclinação; Morton
Koopa Jr. (segundo) e Roy Koopa (quinto)
tentampular em cima do Mario enquanto
as paredes tornamo recinto cada vez mais
apertado; Lemmy Koopa (terceiro) eWendy
O. Koopa (sexto) saemde vários canos
diferentes; e somente o Ludwig Von Koopa
(quarto) conta comumpadrão exclusivo
de ataques entre os Koopalings, cuspindo
fogo e girando seu casco pelo chão. Alguns
desses embates exploram efeitos de Mode
7, aumentando e diminuindo os sprites.
Aomenos, a batalha final como Bowser
é diferente de tudo e coloca à prova a
habilidade de chutar inimigos para o alto.
As informações a respeito da quantidade
de vidas e do limite de tempo (que é
infinito nesse combate) até saemda tela,
exibindo apenas o power-up reserva.
O citado Big Boo geralmente é um
inimigo normal, mas emuma saída da
Donut Secret House que fica no segundo
mundo, ele aparece como um chefe.
Ao derrotá-lo, surge a primeira estrela
nomapa que leva aomundo secreto Star
World, com cinco fases e atalhos que levam
para estrelas que funcionam como portais
para outras partes domundo.
Somente nesse local há os ovos em
que nasce o Baby Yoshi nas cores
vermelho, azul ou amarelo. Ao pegar
umdesses pequenos dinossauros,
basta segurá-los e fazer comque
eles comam cinco inimigos para
que cresçam e recebamdiferentes
habilidades de acordo com a cor.
O Yoshi verde cospe fogo com
um casco vermelho na boca,
ganha asas e pode voar com
um casco azul e treme o chão
como amarelo. No caso dos Yoshis de outras cores, eles obtêm a
habilidade correspondente à coloração do casco e de sua própria
cor. Sendo assim, se umYoshi vermelho coletar um casco azul,
ele pode voar e cuspir as bolas de fogo, por exemplo. Em algumas
fases, porém, ao encontrar as Yoshi’sWings, Mario segue para uma
parte bônus emque o dinossauro fica azul, ganha asas e voa até o
fimdo estágio, semdepender do casco. Depois disso, seja qual for
a cor do animal antes de pegar o item, ele mantém a cor azul.
SuperMarioWorld
é um jogo tão cheio de segredos que há um
mundo secreto dentro de outromundo secreto. No alto da fase
Star World 5 na Star Road, uma saída leva aomundo Special,
que apresenta, mesmo na versão americana, o símbolo
do Super Famicomnas cores amarelo, vermelho, azul e
vermelho (o emblema também foi adotado na Europa).
Os oito estágios desse mundo secreto primampelo
elevado nível de dificuldade – na segunda fase, a
insana Turbular, o chão praticamente não existe.
O prêmio por concluir o Special não é dosmais
Felizmente, Mario
não se machuca se
passar no espaço
das correntes
Os Dino-Torches são
pequenos, mas
cospem uma longa
baforada flamejante
Super Mario World
12
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