interessantes. Alémda mensagem escrita
emmoedas “You are a super player!!”
(“Você é um jogador superespecial!!”) na
oitava fase, Funky, ao finalizar omundo
Special as cores domapa e dos cenários
se modificam e os inimigosmudamde
aparência, como os Koopa Troopas, que
viramMask Koopas, apresentando um
aspecto bizarro que lembra as feições do
Mario. Enquanto
SuperMario Bros. 3
exigia
que o jogador terminasse o jogo de uma
vez, a bateria do cartucho de
SuperMario
World
permite salvar o progresso em locais
específicos – após concluir as fortalezas e
os castelos, por exemplo –, atenuando a
dificuldade. A aventura temvárias formas
possíveis de obter 99 vidas e escolher a
mais prática e rápida vai da escolha de
cada um, mas não importa o quanto for
acumulado e quais power-ups forem coletados: ao carregar o
jogo, sempre Mario voltará pequeno e com cinco vidas. Como de
costume na série, o jogo conta commultiplayer alternado, como
segundo jogador no controle do Luigi. A novidade é a possibilidade
de transferir vidas do Mario para o irmão e vice-versa.
No geral,
SuperMarioWorld
apresenta uma diversidade de
inimigos que beira o absurdo, aproveitando os já conhecidos
e acrescentando novos oponentes que se tornarambastante
icônicos, comoWiggler, a lagarta que fica furiosa quando atacada;
as toupeirasMonty Moles, que brotamdo cenário nos lugaresmais
inesperados; o Magikoopa que usa seu cetro para transformar
blocos em tartarugas; e o Chargin’ Chuck, jogadores de
futebol americano que aparecemde diferentes formas, até
mesmo jogando bolas de beisebol. Qual a explicação para
isso? “Na época, uma das coisas que estávamos tentando
fazer era dar variedade. Então tomamos a decisão que
parecia meio estranha, mas seguimos com ela e colocamos
esses caras arremessando bolas de beisebol”, diz Takashi
Tezuka em entrevista para a revista Game Informer #234.
We Are the World
Koji Kondo é um compositor reconhecido não somente pela
genialidade de suas composições, mas tambémpor compreender
plenamente o que representa os jogos do Mario e qual é a melhor
forma de musicalizar as aventuras.
SuperMarioWorld
deu
continuidade a esse legado. “Sempre incorporei ideias interativas
desde o primeiro
SuperMario Bros.
Nesse jogo, quando o seu
limite de tempo fica menor que 100, a música acelera. Ou em
SuperMarioWorld
, quando Mario sobe no Yoshi, a percussão é
adicionada à faixa. Música com interatividade é algo que sempre
gostei de fazer”, diz Kondo ao 1up. Com exceção de
SuperMario
Bros. 2
, os jogos da série no NES não têmmúsica na
Omorcego Swooper
só oferece perigo em
bando nas cavernas
Yoshi oferece uma grande ajuda durante a aventura... até
Mario querer entrar em uma casa mal-assombrada, fortaleza
ou castelo: o dinossauro não entra no recinto e espera na
porta, enquanto o encanador se vira sozinho. Seria medo de
fantasma? De fato, o desenho animado de
Super Mario World
chegou a explorar essa fobia do Yoshi no episódio Ghosts ‘R’
Us. Mas esse argumento cai por terra na fase Sunken Ghost
Ship, que tem os Boos e pode ser jogada com o Yoshi. Além
disso, não aparecem fantasmas nos castelos de
Super Mario
World
. Mais um dos mistérios do jogo ainda sem explicação...
Proibida a entrada
Reznor é conhecido
como Buibui na versão
original japonesa
A lava que antes
só aparecia nos
castelos também
está presente em
algumas fases
dentro de cavernas
old!gamer
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