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interessantes. Alémda mensagem escrita

emmoedas “You are a super player!!”

(“Você é um jogador superespecial!!”) na

oitava fase, Funky, ao finalizar omundo

Special as cores domapa e dos cenários

se modificam e os inimigosmudamde

aparência, como os Koopa Troopas, que

viramMask Koopas, apresentando um

aspecto bizarro que lembra as feições do

Mario. Enquanto

SuperMario Bros. 3

exigia

que o jogador terminasse o jogo de uma

vez, a bateria do cartucho de

SuperMario

World

permite salvar o progresso em locais

específicos – após concluir as fortalezas e

os castelos, por exemplo –, atenuando a

dificuldade. A aventura temvárias formas

possíveis de obter 99 vidas e escolher a

mais prática e rápida vai da escolha de

cada um, mas não importa o quanto for

acumulado e quais power-ups forem coletados: ao carregar o

jogo, sempre Mario voltará pequeno e com cinco vidas. Como de

costume na série, o jogo conta commultiplayer alternado, como

segundo jogador no controle do Luigi. A novidade é a possibilidade

de transferir vidas do Mario para o irmão e vice-versa.

No geral,

SuperMarioWorld

apresenta uma diversidade de

inimigos que beira o absurdo, aproveitando os já conhecidos

e acrescentando novos oponentes que se tornarambastante

icônicos, comoWiggler, a lagarta que fica furiosa quando atacada;

as toupeirasMonty Moles, que brotamdo cenário nos lugaresmais

inesperados; o Magikoopa que usa seu cetro para transformar

blocos em tartarugas; e o Chargin’ Chuck, jogadores de

futebol americano que aparecemde diferentes formas, até

mesmo jogando bolas de beisebol. Qual a explicação para

isso? “Na época, uma das coisas que estávamos tentando

fazer era dar variedade. Então tomamos a decisão que

parecia meio estranha, mas seguimos com ela e colocamos

esses caras arremessando bolas de beisebol”, diz Takashi

Tezuka em entrevista para a revista Game Informer #234.

We Are the World

Koji Kondo é um compositor reconhecido não somente pela

genialidade de suas composições, mas tambémpor compreender

plenamente o que representa os jogos do Mario e qual é a melhor

forma de musicalizar as aventuras.

SuperMarioWorld

deu

continuidade a esse legado. “Sempre incorporei ideias interativas

desde o primeiro

SuperMario Bros.

Nesse jogo, quando o seu

limite de tempo fica menor que 100, a música acelera. Ou em

SuperMarioWorld

, quando Mario sobe no Yoshi, a percussão é

adicionada à faixa. Música com interatividade é algo que sempre

gostei de fazer”, diz Kondo ao 1up. Com exceção de

SuperMario

Bros. 2

, os jogos da série no NES não têmmúsica na

Omorcego Swooper

só oferece perigo em

bando nas cavernas

Yoshi oferece uma grande ajuda durante a aventura... até

Mario querer entrar em uma casa mal-assombrada, fortaleza

ou castelo: o dinossauro não entra no recinto e espera na

porta, enquanto o encanador se vira sozinho. Seria medo de

fantasma? De fato, o desenho animado de

Super Mario World

chegou a explorar essa fobia do Yoshi no episódio Ghosts ‘R’

Us. Mas esse argumento cai por terra na fase Sunken Ghost

Ship, que tem os Boos e pode ser jogada com o Yoshi. Além

disso, não aparecem fantasmas nos castelos de

Super Mario

World

. Mais um dos mistérios do jogo ainda sem explicação...

Proibida a entrada

Reznor é conhecido

como Buibui na versão

original japonesa

A lava que antes

só aparecia nos

castelos também

está presente em

algumas fases

dentro de cavernas

old!gamer

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