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à Nintendo e fez uma análise mais

equilibrada. “Como a maioria dos jogos do

Mario, as primeiras impressões de

Super

MarioWorld

podem ser ilusionariamente

mornas. Perto de

Sonic

, tudo parece muito

básico, compoucas cores, estilo visual

chapado e primitivo e gráficos repetitivos”,

comenta Jason Brookes na análise

publicada na edição #2. “Observando

omanual, no entanto, você começa a

perceber o quão versátil o jogo é – apenas

a Nintendo parece aliar a acessibilidade

‘pegue e jogue’ comuma variedade

incrível de uma mecânica profunda que

os jogadores descobrem à medida que

avançamno jogo. Embora os verdadeiros

amantes do Mario tendem a preferir o

terceiro jogo no NES, esse é realmente um

marco na história dos videogames.”

Entre as estrelas

O primeiro relançamento do jogo aconteceu

ainda na época do SNES, com a coletânea

suprema

SuperMario All-Stars + Super

MarioWorld

que saiu em 1994 (embora a

tela-título date o jogo de 1993). A principal

mudança nessa versão é que Luigi não é

mais um ‘Mario verde’ como no original

e apresenta um sprite específico com

animações diferentes do irmão, apesar de,

na prática, ter asmesmas habilidades.

Quando o jogo comemorou dez anos

de lançamento em2001, a Nintendo fez

uma versão commaismudanças. Lançado

para o portátil Game Boy Advance,

Super

MarioWorld: SuperMario Advance 2

conta

comuma introdução inédita que mostra

Mario e a princesa chegando de balão e,

depois, os encanadores preocupados com

omisterioso sumiço dela. Essa edição

não temmultiplayer como o original, mas

permite escolher entre Mario ou Luigi

(inclusive eles agora falam frases curtas

durante o jogo). Luigi possui não só uma

aparência distinta do irmão, como também

apresenta características diferentes, a

exemplo de umpulomuitomaior, aos

moldes de

SuperMario Bros. 2

. Apertando

o Select, o jogomostra umhistórico de

que personagem terminou qual fase e se

foram coletadas as cinco Dragon Coins de

cada estágio, dando, enfim, um incentivo

para procurá-las – elas também aparecem

nas casasmal-assombradas, fortalezas e

castelos. O Yoshi nas cores azul, vermelho

e amarelo surgem emblocos dependendo

do power-up do personagem. A adaptação

portátil permite salvar a qualquer

momento, dessa vez guardando todas as

Por conta da habilidade

de voar, o Yoshi

azul é o mais útil

Na época, as revistas de games

pareciamnão chegar a um consenso

sobre o total de fases de

SuperMario

World

. Veja alguns exemplos.

Ação Games #1

“O jogo pode ser

concluído em 20 fases,

mas contando com as

warp zones ele tem, ao

todo, 96 fases.”

VideoGame #7

“São 92 fases a serem

cumpridas até o final

caso o herói resolva

passar por todos

os mundos.”

Total #2

“Há 99 fases diferentes

para completar

Super

Mario World

, mas chegar

até cada uma delas é

uma grande façanha

– algumas fases estão

extremamente bem escondidas.”

Qual revista está correta? Nenhuma.

A revista que chegou mais perto, ou

melhor, a única que tem explicação

para chegar a esse número é a Ação

Games. A contracapa do jogo e da

caixa do SNES (no caso do bundle

que inclui o cartucho de

Super Mario

World

) dizem que a aventura conta

com 96 fases. Na realidade, são

96 saídas. Contando com a Yoshi’s

House, o jogo possui 75 estágios

– 76 se também considerarmos a

entrada dos fundos do castelo do

Bowser como uma fase à parte.

96 fases?

Basta chegar perto do Rip Van Fish para ele

acordar da soneca e passar a seguir o herói

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old!gamer

Super Mario World