à Nintendo e fez uma análise mais
equilibrada. “Como a maioria dos jogos do
Mario, as primeiras impressões de
Super
MarioWorld
podem ser ilusionariamente
mornas. Perto de
Sonic
, tudo parece muito
básico, compoucas cores, estilo visual
chapado e primitivo e gráficos repetitivos”,
comenta Jason Brookes na análise
publicada na edição #2. “Observando
omanual, no entanto, você começa a
perceber o quão versátil o jogo é – apenas
a Nintendo parece aliar a acessibilidade
‘pegue e jogue’ comuma variedade
incrível de uma mecânica profunda que
os jogadores descobrem à medida que
avançamno jogo. Embora os verdadeiros
amantes do Mario tendem a preferir o
terceiro jogo no NES, esse é realmente um
marco na história dos videogames.”
Entre as estrelas
O primeiro relançamento do jogo aconteceu
ainda na época do SNES, com a coletânea
suprema
SuperMario All-Stars + Super
MarioWorld
que saiu em 1994 (embora a
tela-título date o jogo de 1993). A principal
mudança nessa versão é que Luigi não é
mais um ‘Mario verde’ como no original
e apresenta um sprite específico com
animações diferentes do irmão, apesar de,
na prática, ter asmesmas habilidades.
Quando o jogo comemorou dez anos
de lançamento em2001, a Nintendo fez
uma versão commaismudanças. Lançado
para o portátil Game Boy Advance,
Super
MarioWorld: SuperMario Advance 2
conta
comuma introdução inédita que mostra
Mario e a princesa chegando de balão e,
depois, os encanadores preocupados com
omisterioso sumiço dela. Essa edição
não temmultiplayer como o original, mas
permite escolher entre Mario ou Luigi
(inclusive eles agora falam frases curtas
durante o jogo). Luigi possui não só uma
aparência distinta do irmão, como também
apresenta características diferentes, a
exemplo de umpulomuitomaior, aos
moldes de
SuperMario Bros. 2
. Apertando
o Select, o jogomostra umhistórico de
que personagem terminou qual fase e se
foram coletadas as cinco Dragon Coins de
cada estágio, dando, enfim, um incentivo
para procurá-las – elas também aparecem
nas casasmal-assombradas, fortalezas e
castelos. O Yoshi nas cores azul, vermelho
e amarelo surgem emblocos dependendo
do power-up do personagem. A adaptação
portátil permite salvar a qualquer
momento, dessa vez guardando todas as
Por conta da habilidade
de voar, o Yoshi
azul é o mais útil
Na época, as revistas de games
pareciamnão chegar a um consenso
sobre o total de fases de
SuperMario
World
. Veja alguns exemplos.
Ação Games #1
“O jogo pode ser
concluído em 20 fases,
mas contando com as
warp zones ele tem, ao
todo, 96 fases.”
VideoGame #7
“São 92 fases a serem
cumpridas até o final
caso o herói resolva
passar por todos
os mundos.”
Total #2
“Há 99 fases diferentes
para completar
Super
Mario World
, mas chegar
até cada uma delas é
uma grande façanha
– algumas fases estão
extremamente bem escondidas.”
Qual revista está correta? Nenhuma.
A revista que chegou mais perto, ou
melhor, a única que tem explicação
para chegar a esse número é a Ação
Games. A contracapa do jogo e da
caixa do SNES (no caso do bundle
que inclui o cartucho de
Super Mario
World
) dizem que a aventura conta
com 96 fases. Na realidade, são
96 saídas. Contando com a Yoshi’s
House, o jogo possui 75 estágios
– 76 se também considerarmos a
entrada dos fundos do castelo do
Bowser como uma fase à parte.
96 fases?
Basta chegar perto do Rip Van Fish para ele
acordar da soneca e passar a seguir o herói
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Super Mario World