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o chamado Midway Gate, que serve como

um checkpoint nomeio das fases se Mario

cortar a fita, e terminam como Giant Gate,

cuja fita da linha de chegada muda de

altura constantemente. Quantomais alto o

encanador cortar a fita, maior é o número

de Gold Stars – quando esse número chega

a uma centena, o herói temo direito de

participar de umminigame bônus para

bater emblocos e tentar formar linhas

com asmesmas figuras para ganhar vidas

extras. “Na época, a roleta era a melhor

forma de mostrar a alta capacidade do

Super Famicom, mas uma hora decidi parar

comosminigames”, diz Miyamoto em

bate-papo da série Iwata Asks sobre os 25

anos de

SuperMario Bros.

“Devíamos parar

de depender de minigames. Ficava dizendo

que emvez de fazer os jogos divertidos

colocando ummonte de minigames,

devíamos deixar o jogo principal mais

interessante.” Isso explica por que o

mapa-múndi é menosmovimentado

do que em

SuperMario Bros. 3

. O jogo

da memória, ominigame para formar a

imagem, a Toad’s House e os confrontos

Como em

Super

Mario Bros. 3

, o

jogo possui fases

com rolagem

automática

comos Hammer Brothers do antecessor –

tudo isso foi limado em

SuperMarioWorld

.

No caso, as fases componto vermelho

possuem, alémdisso, uma saída

geralmente acessada por uma chave que

precisa ser colocada emuma fechadura –

se Mario estiver como Yoshi, o dinossauro

pode guardar a chave na boca e entrar no

buraco. Na maioria das vezes, a chave

fica bempróxima da fechadura, sem

grandes segredos. Não é nada que

chegue perto da dificuldade de levar a

chave até as portas com fechadura de

SuperMario Bros. 2

, precisando percorrer

longas áreas do cenário com a perseguição

incansável da máscara Phanto.

Asas da imaginação

Aproveitando as novas possibilidades

do SNES, a equipe de desenvolvimento

deu asas à imaginação para criar fases de

diversos tipos, comblocos que surgem com

asas, canos que aumentam e se retraem,

superfícies na diagonal (que podem,

como em

SuperMario Bros. 3

, ser usadas

para o encanador deslizar e matar quem

A estreia do

linguarudo

Super Mario World

marcou o

debute de Yoshi, cujo nome

verdadeiro, revelado no

Nintendo

Style Guide

, é T. Yoshisaur

Munchakoopas. Se dependesse

de Shigeru Miyamoto, o

personagem já teria aparecido

antes na série. “Queríamos

que Mario montasse em um

dinossauro desde que terminamos

o

Super Mario Bros.

original, mas

era impossível tecnicamente.

Finalmente pudemos tirar o Yoshi

das mesas de rascunhos com

o Super NES”, conta Miyamoto

no

Mario Mania Player’s Guide

.

Impossível? Não exatamente.

Adventure Island II

, lançado em

1991 para NES, já havia provado

que isso era possível. Nele, o

personagem Master Higgins pode

montar em quatro dinossauros

diferentes ao longo da aventura.

Depois de ser

coadjuvante em

Super

Mario World

, Yoshi

estrelou diversos jogos

10

old!gamer

Super Mario World