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24

ESPECIAL

A cena do vilarejo é um raro momento de calmaria. O incêndio e a queda do avião são momentos que possuem mais a cara de

Uncharted

1

UNCHARTED 2

VILAREJO TIBETANO

Assim que a retrospectiva dos eventos

da linha do tempo de

Uncharted 2

chega

ao momento atual e você escapa do clássico

acidente de trem pela segunda vez, o jogo dá

uma pausa na ação para deixar a narrativa e

a ambientação respirarem. Drake é conduzido

por um vilarejo tibetano, cheio de habitantes

com os quais ele não consegue se comunicar,

mas que compartilham uma curiosidade mútua.

Sem objetivos além de seguir seu guia e

assimilar o cenário, trata-se de um raro

e bem-vindo momento de descanso antes

de a ação ficar ainda mais intensa no ato

final de

Uncharted 2

.

NN:

Bem, o vilarejo foi interessante. Foi o

tipo de situação na qual eles me deixavam livre

para improvisar conforme eu andava. E lembro

de andar até essas pessoas que estavam

interagindo comigo: "Olá! Oi." Sabe? Há galinhas

pulando e… era um local muito interessante.

Nessa parte, quando eu saio andando e digo

"Alguém aqui fala inglês?", eu literalmente

posso falar o que quiser.

E é o seguinte, quando fizemos isso havia

coisas bem mais sujas saindo da minha boca

que os jogadores não puderam ouvir. Várias

piadas com galinhas, coisas desse tipo… "Você

é a prostituta da cidade?" Coisas horríveis,

inadequadas para a faixa etária do jogo. No

fundo, eu sou uma pessoa terrível… Mentira,

mas foi divertido dar uma pausa na ação e

apenas andar tranquilamente.

2

UNCHARTED 3

CASTELO EM CHAMAS

Mais do que uma mera demonstração

tecnológica para os efeitos impressionantes

de fogo e fumaça da Naughty Dog – embora

seja exatamente isso –, o clímax do sétimo

capítulo de

Uncharted 3

instantaneamente

vira de cabeça para baixo uma área

previamente reconhecível. Escadarias

e vigas rangem e se quebram à medida

que a arquitetura secular se transforma

em cinzas, tudo porque Drake e Talbot não

conseguem se dar bem. O castelo em chamas

é uma prova do domínio de espaço dos

designers de fase – lembra o quão empolgante

era ver o céu azul acima e se salvar? – e

da habilidade do elenco e dos roteiristas

em injetar um humor leve até nas situações

mais complicadas.

NN:

O que eu mais lembro é de dar risada

pelo fato de aqueles caras ficarem e lutarem

comigo em vez de fugirem de um castelo em

chamas! Há uma parte em que Sully solta uma

tábua e começa a atravessar sobre ela, e não

era nada mais do que Richard McGonagle

andando… sobre uma fita no chão. Obviamente,

não era uma tábua. Então ele começa a andar,

com os braços abertos, e fica incrível! Ele ficou

muito engraçado naquele traje. Ele parecia um

macaco bêbado tentando atravessar essa

coisa, era só ele e um pequeno pedaço de fita.

É uma cena engraçada. A coisa mais difícil é

que você tinha de lembrar que tudo estava

pegando fogo, portanto era preciso

permanecer abaixado enquanto corria.

3

UNCHARTED 3

QUEDA DO AVIÃO

Outro belo exemplo da habilidade de

U3

em

mudar os parâmetros de uma fase em uma

fração de segundo é a viagem no avião de

carga e a queda livre subsequente. Esse é

um momento excepcional em um jogo cheio

de momentos excepcionais. O que começa

como um tiroteio tradicional usando caixas

de carga como cobertura rapidamente se

transforma em uma desconcertante escalada

por um cenário que se move de forma rápida,

culminando no cenário mais improvável – e

agradável – de sobrevivência em pleno ar que

você já presenciou em um jogo. A caminhada

mística e alucinógena pelo deserto que ocorre

em seguida é, sem dúvida, um dos nossos

momentos favoritos.

NN:

Fizemos isso com o dublê me segurando,

literalmente, e então me jogando em almofadas.

Na luta, porém, são dois dublês. O mais

interessante dessa cena é quando o bicho

pega e as coisas começam a voar, quando

Drake cai do avião e fica quicando no ar –

aquilo foi um dublê chamado Reuben Langdon

que estava pendurado por um cabo.

Minha parte favorita é que esse cara está

se segurando com uma mão, prestes a morrer

ao cair de um avião e ele ainda quer atirar em

mim! Isso que eu chamo de comprometimento!

Mas não, ele estava preso por cabos. Um

cabo o puxava de um lado para outro, e outro,

no canto oposto, o puxava para cima e para

baixo. A equipe puxava os cabos com força

ao mesmo tempo e o corpo dele ficou se

debatendo por oito horas! Por oito horas eles

fizeram isso com ele! A cena, se você lembra

bem, dura só alguns minutos. Eles gravaram

oito horas de vídeo para isso.

Eu não consigo imaginar como ficaram os

antebraços dele. Foi incrível. É assim que você

cai de um avião: você encontra uma caixa com

uma rede e um paraquedas; do contrário,

nunca vai conseguir sair vivo.

4

UNCHARTED 2

CENA DE ABERTURA NO TREM

Talvez esse seja o momento mais icônico

da série

Uncharted

até agora, e um divisor

de águas para o gênero de ação e aventura.

Com um toque da cena do penhasco de

O Mundo Perdido: Jurassic Park

, a abertura

de

Uncharted 2

brinca com o seu senso de

orientação e ensina os controles básicos de

Aviões, trens

e embarcações gigantescas

'Drake' fala sobre as cenas que fizeram você perder o fôlego