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ESPECIAL
A cena do vilarejo é um raro momento de calmaria. O incêndio e a queda do avião são momentos que possuem mais a cara de
Uncharted
1
UNCHARTED 2
VILAREJO TIBETANO
Assim que a retrospectiva dos eventos
da linha do tempo de
Uncharted 2
chega
ao momento atual e você escapa do clássico
acidente de trem pela segunda vez, o jogo dá
uma pausa na ação para deixar a narrativa e
a ambientação respirarem. Drake é conduzido
por um vilarejo tibetano, cheio de habitantes
com os quais ele não consegue se comunicar,
mas que compartilham uma curiosidade mútua.
Sem objetivos além de seguir seu guia e
assimilar o cenário, trata-se de um raro
e bem-vindo momento de descanso antes
de a ação ficar ainda mais intensa no ato
final de
Uncharted 2
.
NN:
Bem, o vilarejo foi interessante. Foi o
tipo de situação na qual eles me deixavam livre
para improvisar conforme eu andava. E lembro
de andar até essas pessoas que estavam
interagindo comigo: "Olá! Oi." Sabe? Há galinhas
pulando e… era um local muito interessante.
Nessa parte, quando eu saio andando e digo
"Alguém aqui fala inglês?", eu literalmente
posso falar o que quiser.
E é o seguinte, quando fizemos isso havia
coisas bem mais sujas saindo da minha boca
que os jogadores não puderam ouvir. Várias
piadas com galinhas, coisas desse tipo… "Você
é a prostituta da cidade?" Coisas horríveis,
inadequadas para a faixa etária do jogo. No
fundo, eu sou uma pessoa terrível… Mentira,
mas foi divertido dar uma pausa na ação e
apenas andar tranquilamente.
2
UNCHARTED 3
CASTELO EM CHAMAS
Mais do que uma mera demonstração
tecnológica para os efeitos impressionantes
de fogo e fumaça da Naughty Dog – embora
seja exatamente isso –, o clímax do sétimo
capítulo de
Uncharted 3
instantaneamente
vira de cabeça para baixo uma área
previamente reconhecível. Escadarias
e vigas rangem e se quebram à medida
que a arquitetura secular se transforma
em cinzas, tudo porque Drake e Talbot não
conseguem se dar bem. O castelo em chamas
é uma prova do domínio de espaço dos
designers de fase – lembra o quão empolgante
era ver o céu azul acima e se salvar? – e
da habilidade do elenco e dos roteiristas
em injetar um humor leve até nas situações
mais complicadas.
NN:
O que eu mais lembro é de dar risada
pelo fato de aqueles caras ficarem e lutarem
comigo em vez de fugirem de um castelo em
chamas! Há uma parte em que Sully solta uma
tábua e começa a atravessar sobre ela, e não
era nada mais do que Richard McGonagle
andando… sobre uma fita no chão. Obviamente,
não era uma tábua. Então ele começa a andar,
com os braços abertos, e fica incrível! Ele ficou
muito engraçado naquele traje. Ele parecia um
macaco bêbado tentando atravessar essa
coisa, era só ele e um pequeno pedaço de fita.
É uma cena engraçada. A coisa mais difícil é
que você tinha de lembrar que tudo estava
pegando fogo, portanto era preciso
permanecer abaixado enquanto corria.
3
UNCHARTED 3
QUEDA DO AVIÃO
Outro belo exemplo da habilidade de
U3
em
mudar os parâmetros de uma fase em uma
fração de segundo é a viagem no avião de
carga e a queda livre subsequente. Esse é
um momento excepcional em um jogo cheio
de momentos excepcionais. O que começa
como um tiroteio tradicional usando caixas
de carga como cobertura rapidamente se
transforma em uma desconcertante escalada
por um cenário que se move de forma rápida,
culminando no cenário mais improvável – e
agradável – de sobrevivência em pleno ar que
você já presenciou em um jogo. A caminhada
mística e alucinógena pelo deserto que ocorre
em seguida é, sem dúvida, um dos nossos
momentos favoritos.
NN:
Fizemos isso com o dublê me segurando,
literalmente, e então me jogando em almofadas.
Na luta, porém, são dois dublês. O mais
interessante dessa cena é quando o bicho
pega e as coisas começam a voar, quando
Drake cai do avião e fica quicando no ar –
aquilo foi um dublê chamado Reuben Langdon
que estava pendurado por um cabo.
Minha parte favorita é que esse cara está
se segurando com uma mão, prestes a morrer
ao cair de um avião e ele ainda quer atirar em
mim! Isso que eu chamo de comprometimento!
Mas não, ele estava preso por cabos. Um
cabo o puxava de um lado para outro, e outro,
no canto oposto, o puxava para cima e para
baixo. A equipe puxava os cabos com força
ao mesmo tempo e o corpo dele ficou se
debatendo por oito horas! Por oito horas eles
fizeram isso com ele! A cena, se você lembra
bem, dura só alguns minutos. Eles gravaram
oito horas de vídeo para isso.
Eu não consigo imaginar como ficaram os
antebraços dele. Foi incrível. É assim que você
cai de um avião: você encontra uma caixa com
uma rede e um paraquedas; do contrário,
nunca vai conseguir sair vivo.
4
UNCHARTED 2
CENA DE ABERTURA NO TREM
Talvez esse seja o momento mais icônico
da série
Uncharted
até agora, e um divisor
de águas para o gênero de ação e aventura.
Com um toque da cena do penhasco de
O Mundo Perdido: Jurassic Park
, a abertura
de
Uncharted 2
brinca com o seu senso de
orientação e ensina os controles básicos de
Aviões, trens
e embarcações gigantescas
'Drake' fala sobre as cenas que fizeram você perder o fôlego