NOLAN NORTH
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A cena de abertura de
U2
virou ponto de referência para os jogos de ação e aventura. Já a cena do navio foi feita quando Nolan estava machucado
plataforma ao mesmo tempo em que mostra
a enrascada em que Drake se meteu.
NN:
Sim, isso é meu sangue, muito do meu
sangue. O interessante é que, anos depois, eu
tive oportunidade de trabalhar com JJ Abrams.
Conversamos sobre
Uncharted
. Foi por isso
que ele me colocou em
Star Trek Into
Darkness
– um papel pequeno [oficial
da USS Vengeance], só por diversão. Ele
disse que a abertura de
Uncharted 2
foi
a melhor abertura de jogo, série de TV ou
filme que já viu. Ele podia estar mentindo, mas
foi o que ele disse. Ele achou que a sequência
inteira, na qual você acorda daquele jeito e
percebe que está pendurado lateralmente
com a neve voando de lado, era uma abertura
simplesmente brilhante. E ela realmente define
o tom do jogo, especialmente um no qual você
volta na linha cronológica para descobrir o
que aconteceu.
A outra coisa que eu posso contar sobre
isso é que poderíamos ter feito a captura
comigo sentado normalmente, mas
acabamos fazendo comigo deitado, de
lado, com meus pés sobre blocos, para
que eu ficasse desorientado ao olhar
ao redor – "Oh, é meu sangue" – e
então olhar à minha direita e imaginar
a neve descendo pela lateral. Mas, na
verdade, o fundo não era nada além
de uma sala cinza vazia.
Não é necessário muito em termos
de acessórios nesses tipos de coisa.
Um dos meus exemplos favoritos disso
é em
Drake's Fortune
, o primeiro jogo
– estávamos em um jipe. Eles trouxeram
um jipe de verdade para que pudéssemos
interagir. Pulamos dentro dele e tinha
volante e tudo mais. Em
Uncharted 2
,
eles fizeram uma espécia de jipe de madeira
com blocos, de novo com volante e tudo.
Para
Uncharted 3
? Eram somente duas
cadeiras, pois eles perceberam que iríamos
simplesmente pegar aquilo e [mentalmente]
nos colocar naqueles cenários. A verdade,
portanto, é que não havia trem nenhum! O
estúdio não era grande o bastante. [Risos].
5
UNCHARTED 3
O NAVIO
O mar está um pouco agitado, não? Isso
não é razão para parar de atirar de forma
impiedosa em Nate enquanto ele está quase
se afogando! O inimigo iemenita Rameses
pode ter muitos vícios – ser um pirata talvez
seja o principal –, mas ele certamente sabe
recrutar capangas leais. A situação toda
ganha um quê de
Titanic
no capítulo 14 de
Uncharted 3
, à medida que testemunhamos
o navio inteiro virando de cabeça para baixo.
Drake precisa de toda sua velocidade, força
e frases de efeito para não passar uma
eternidade dormindo com os peixes…
NN:
Na verdade, isso era uma jaula de canos
de PVC, mas nos momentos em que Nate
precisava segurar a respiração, a equipe
ficava rindo porque eu realmente segurava
minha respiração. Não precisava, mas eu não
conseguia evitar.
Quando eles
gritavam "Corta!"
para interromper
a cena, eu expirava
profundamente.
E eles falavam
"Você vai desmaiar!".
Mas há alguma lógica nisso. Digo, pense
em quando você está jogando ou assistindo
a um filme. Eu contei essa história e algumas
pessoas disseram "Eu também segurei minha
respiração quando você fez isso". Eles jogam
assim, segurando a respiração, porque ficam
muito imersos nesses momentos.
O que fizemos nessa cena foi tentar nos
mover como se estivéssemos na água. Como
não conseguíamos nos mover de forma
mais devagar para parecer que realmente
estávamos debaixo d'água, foi uma questão
de… como
seria
debaixo d'água? Aí entram
as caretas e tudo. Eu lembro que, na época,
tive um acidente de bicicleta e trinquei minhas
costelas e meu esterno. Quando tivemos que
fazer a parte em que Drake está preso sob
escombros, tentando se soltar sozinho, foi
bastante doloroso. Com certeza não foi difícil
simular a dor nesse caso, pois realmente
doeu! Mas conseguimos.
Fazia tempo que eu não via essa cena,
é demais! Possivelmente uma das melhores
cenas subaquáticas de todas. É muito difícil
criar água em jogos, mas a Naughty Dog
acerta em cheio.
MESMOEMTERRA FIRME,
NOLANPRENDEARESPIRAÇÃO
NASCENASDEBAIXOD'ÁGUA