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o protagonista é um acrobata capaz de subir cordas e se

pendurar em postes. Para derrotar os inimigos que estão por

perto, o personagem pode tocar em uma lâmpada-bomba,

que não aparece com muita frequência. A fumaça da lâmpada

mágica é uma maneira criativa de medir a saúde do herói, mas

não a mais funcional. Por conta do formato sinuoso, é difícil

julgar se Aladdin está com o máximo de energia ou saber

quantos golpes ele pode levar até ser nocauteado. Ao menos,

a lâmpada mágica pisca a cada dano sofrido, avisando sobre

a perda de saúde. Ao coletar corações azuis, a energia do

personagem é recuperada.

Os cenários contêm gemas que podem ser usadas quando

Aladdin se deparar com o vendedor ambulante, que arma sua

quitanda em um piscar de olhos. Com cinco gemas, é possível

comprar uma vida extra (que também aparece como item

coletável nas fases); com dez, o jogador pode adquirir um

desejo, que nada mais é do que um continue. Para diminuir

um pouco a frustração, Aladdin pode tocar em potes azuis que

servem como checkpoints ao longo das fases. Coletando os

símbolos do Gênio e de Abu, há o acesso a dois minigames.

No primeiro caso, o jogador tem direito de tentar a sorte em

uma máquina de caça-níqueis, com os rostos dos personagens

e, dependendo em que parar a imagem, os prêmios são

diferentes. No outro minigame, o macaco é controlado para

coletar itens extras, desviando de vasos e inimigos.

Há itens específicos em alguns estágios, como a flauta, que

faz as cordas mágicas saírem dos potes na Agrabah Rooftops,

permitindo que o personagem alcance andares mais elevados;

as fatias de maçã, que rendem uma fruta inteira quando

quatro são coletadas e bizarramente só aparecem na fase Rug

Ride; e, por fim, os artefatos importantes para a história: as

duas partes do escaravelho e a lâmpada do Gênio.

Considerando que o jogo foi feito às pressas, é

impressionante perceber como o design dos cenários é

criativo, com Aladdin tendo de seguir da esquerda para a

direita e vice-versa, além de subir plataformas. Na fase Rug

Ride, Aladdin foge em um tapete mágico. O Gênio mostra a

direção a ser seguida, apontando para cima ou para baixo (ou

contou com a presença de nomes como

Jeffrey Katzenberg, na época presidente

da The Walt Disney Studios, e Richard

Branson, fundador do grupo Virgin. “Foi

uma conferência de imprensa maior

que qualquer outro jogo já teve”, conta

Perry. Com isso, o VHS de

Aladdin

foi

lançado em 1º de outubro e o cartucho

para Mega Drive saiu pouco mais de um

mês depois, em 11 de novembro de 1993

nos EUA. A missão foi cumprida com

êxito, mas para isso muitas vezes foi

preciso sacrificar o conforto. “Ainda tive

de dormir no meu carro para concluir o

projeto no prazo, no entanto”, comenta.

Animação jogável

Apesar de ficar desarmado na maior

parte do filme, no jogo Aladdin usa uma

cimitarra para ofensivas laterais de curto

alcance e pode arremessar maçãs para

ataques de longa distância – também

sempre para a esquerda ou direita.

As frutas são limitadas, mas aparecem

em todos os cantos do cenário para

serem coletadas. Atacar com a cimitarra

exige mais precisão, porque a lâmina do

oponente muito provavelmente já terá

tirado a energia do personagem. Jogar as

maçãs é menos letal e mais seguro, além

de fundamentais em alguns confrontos

com chefes. Com o terceiro botão do

controle do Mega Drive, Aladdin pula:

Os movimentos

precisam ser calculados

quando o cenário fica

quase sem chão

A cena de nocaute no

game over segue o bom

humor do filme

Dá para ver o talento

dos ilustradores da

Disneys nas belíssimas

cavernas do jogo

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