o protagonista é um acrobata capaz de subir cordas e se
pendurar em postes. Para derrotar os inimigos que estão por
perto, o personagem pode tocar em uma lâmpada-bomba,
que não aparece com muita frequência. A fumaça da lâmpada
mágica é uma maneira criativa de medir a saúde do herói, mas
não a mais funcional. Por conta do formato sinuoso, é difícil
julgar se Aladdin está com o máximo de energia ou saber
quantos golpes ele pode levar até ser nocauteado. Ao menos,
a lâmpada mágica pisca a cada dano sofrido, avisando sobre
a perda de saúde. Ao coletar corações azuis, a energia do
personagem é recuperada.
Os cenários contêm gemas que podem ser usadas quando
Aladdin se deparar com o vendedor ambulante, que arma sua
quitanda em um piscar de olhos. Com cinco gemas, é possível
comprar uma vida extra (que também aparece como item
coletável nas fases); com dez, o jogador pode adquirir um
desejo, que nada mais é do que um continue. Para diminuir
um pouco a frustração, Aladdin pode tocar em potes azuis que
servem como checkpoints ao longo das fases. Coletando os
símbolos do Gênio e de Abu, há o acesso a dois minigames.
No primeiro caso, o jogador tem direito de tentar a sorte em
uma máquina de caça-níqueis, com os rostos dos personagens
e, dependendo em que parar a imagem, os prêmios são
diferentes. No outro minigame, o macaco é controlado para
coletar itens extras, desviando de vasos e inimigos.
Há itens específicos em alguns estágios, como a flauta, que
faz as cordas mágicas saírem dos potes na Agrabah Rooftops,
permitindo que o personagem alcance andares mais elevados;
as fatias de maçã, que rendem uma fruta inteira quando
quatro são coletadas e bizarramente só aparecem na fase Rug
Ride; e, por fim, os artefatos importantes para a história: as
duas partes do escaravelho e a lâmpada do Gênio.
Considerando que o jogo foi feito às pressas, é
impressionante perceber como o design dos cenários é
criativo, com Aladdin tendo de seguir da esquerda para a
direita e vice-versa, além de subir plataformas. Na fase Rug
Ride, Aladdin foge em um tapete mágico. O Gênio mostra a
direção a ser seguida, apontando para cima ou para baixo (ou
contou com a presença de nomes como
Jeffrey Katzenberg, na época presidente
da The Walt Disney Studios, e Richard
Branson, fundador do grupo Virgin. “Foi
uma conferência de imprensa maior
que qualquer outro jogo já teve”, conta
Perry. Com isso, o VHS de
Aladdin
foi
lançado em 1º de outubro e o cartucho
para Mega Drive saiu pouco mais de um
mês depois, em 11 de novembro de 1993
nos EUA. A missão foi cumprida com
êxito, mas para isso muitas vezes foi
preciso sacrificar o conforto. “Ainda tive
de dormir no meu carro para concluir o
projeto no prazo, no entanto”, comenta.
Animação jogável
Apesar de ficar desarmado na maior
parte do filme, no jogo Aladdin usa uma
cimitarra para ofensivas laterais de curto
alcance e pode arremessar maçãs para
ataques de longa distância – também
sempre para a esquerda ou direita.
As frutas são limitadas, mas aparecem
em todos os cantos do cenário para
serem coletadas. Atacar com a cimitarra
exige mais precisão, porque a lâmina do
oponente muito provavelmente já terá
tirado a energia do personagem. Jogar as
maçãs é menos letal e mais seguro, além
de fundamentais em alguns confrontos
com chefes. Com o terceiro botão do
controle do Mega Drive, Aladdin pula:
Os movimentos
precisam ser calculados
quando o cenário fica
quase sem chão
A cena de nocaute no
game over segue o bom
humor do filme
Dá para ver o talento
dos ilustradores da
Disneys nas belíssimas
cavernas do jogo
old!gamer
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