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Não apenas isso, mas a Virgin e a Disney

também nos apoiaram.”

Pela primeira vez a Disney ofereceu

seus talentos artísticos para a produção

do jogo, não somente a aprovação do

uso de personagens. Isso resultou na

participação de mais de 15 artistas da

Disney que trabalharam no filme para

desenharem todos os sprites. Para

dirigir esse processo, Mike Diatz, da Virgin Games,

viajou até a Flórida. “Um dos problemas de fazer

a animação dos personagens para um cartucho é que

todos os movimentos devem começar e terminar na mesma

posição”, conta a reportagem da revista VideoGames &

Computer Entertainmnet #54 que mostrou os bastidores do

jogo. Pelo tamanho dos sprites, a emoção dos personagens é

mais perceptível em todo o movimento do corpo do que nos

rostos, que são pequenos demais em relação ao filme.

“Esse jogo contém um nível de animação que é geralmente

visto em filmes, como sobreposição de imagens ou a forma

com que as roupas e os cabelos dos personagens se mexem

quando eles correm”, diz Paul Curasi, produtor de animação

da Disney, à revista GamePro #51. Os programadores da

Virgin criaram uma técnica de programação proprietária

chamada ‘Digicel’, que convertia as imagens das células de

animação em gráficos digitais de videogame. “Trabalhei nas

formas de comprimir a animação dos personagens, então

eu as comprimia e reconstruía na hora”, lembra David Perry.

“Surpreendentemente, o trabalho

fluiu rápido porque peguei um manual

técnico mal traduzido do Mega Drive e,

acidentalmente, encontrei uma forma

de duplicar o rendimento da máquina.

Foi muito antes de a Sega documentar

esse recurso, então tive um pouco de

vantagem.” A sorte de Perry é que ele

pôde usar a engine de

The Jungle Book

e tirar proveito de outros jogos que a

Virgin produziu. “Espremer todos os

frames no Mega Drive era tecnicamente

impossível, mas felizmente havia

um cara chamado Andy Astor, que

programou uma fantástica ferramenta

para

Cool Spot

, que também tinha muita

animação. A ferramenta de compressão

chamada ‘Dicer’ salvou o dia”, afirma.

Em meio à correria da produção,

Aladdin

foi mostrado na feira Summer

Consumer Electronic Show 1993,

realizada em Chicago. A exibição do jogo

Encontrar a saída

desse calabouço

mal iluminado não

é tarefa fácil

O disfarce de Jafar

para enganar Aladdin

foi reproduzido com

perfeição no jogo

A dificuldade dessa

parte traz lembranças

da lendária Turbo

Tunnel de

Battletoads

Como não notar no

Pateta ali na coluna da

direita? “Colocamos

pequenas referências à

Disney pelo jogo e ela

concordou com isso.

Fiquei impressionado

que as pessoas

descobriram”, conta

David Perry

aladdin

52

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