Não apenas isso, mas a Virgin e a Disney
também nos apoiaram.”
Pela primeira vez a Disney ofereceu
seus talentos artísticos para a produção
do jogo, não somente a aprovação do
uso de personagens. Isso resultou na
participação de mais de 15 artistas da
Disney que trabalharam no filme para
desenharem todos os sprites. Para
dirigir esse processo, Mike Diatz, da Virgin Games,
viajou até a Flórida. “Um dos problemas de fazer
a animação dos personagens para um cartucho é que
todos os movimentos devem começar e terminar na mesma
posição”, conta a reportagem da revista VideoGames &
Computer Entertainmnet #54 que mostrou os bastidores do
jogo. Pelo tamanho dos sprites, a emoção dos personagens é
mais perceptível em todo o movimento do corpo do que nos
rostos, que são pequenos demais em relação ao filme.
“Esse jogo contém um nível de animação que é geralmente
visto em filmes, como sobreposição de imagens ou a forma
com que as roupas e os cabelos dos personagens se mexem
quando eles correm”, diz Paul Curasi, produtor de animação
da Disney, à revista GamePro #51. Os programadores da
Virgin criaram uma técnica de programação proprietária
chamada ‘Digicel’, que convertia as imagens das células de
animação em gráficos digitais de videogame. “Trabalhei nas
formas de comprimir a animação dos personagens, então
eu as comprimia e reconstruía na hora”, lembra David Perry.
“Surpreendentemente, o trabalho
fluiu rápido porque peguei um manual
técnico mal traduzido do Mega Drive e,
acidentalmente, encontrei uma forma
de duplicar o rendimento da máquina.
Foi muito antes de a Sega documentar
esse recurso, então tive um pouco de
vantagem.” A sorte de Perry é que ele
pôde usar a engine de
The Jungle Book
e tirar proveito de outros jogos que a
Virgin produziu. “Espremer todos os
frames no Mega Drive era tecnicamente
impossível, mas felizmente havia
um cara chamado Andy Astor, que
programou uma fantástica ferramenta
para
Cool Spot
, que também tinha muita
animação. A ferramenta de compressão
chamada ‘Dicer’ salvou o dia”, afirma.
Em meio à correria da produção,
Aladdin
foi mostrado na feira Summer
Consumer Electronic Show 1993,
realizada em Chicago. A exibição do jogo
Encontrar a saída
desse calabouço
mal iluminado não
é tarefa fácil
O disfarce de Jafar
para enganar Aladdin
foi reproduzido com
perfeição no jogo
A dificuldade dessa
parte traz lembranças
da lendária Turbo
Tunnel de
Battletoads
Como não notar no
Pateta ali na coluna da
direita? “Colocamos
pequenas referências à
Disney pelo jogo e ela
concordou com isso.
Fiquei impressionado
que as pessoas
descobriram”, conta
David Perry
aladdin
52
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