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A

A

o lado de filmes de

animação como

A Pequena

Sereia

,

A Bela e a Fera

e

O Rei Leão

,

Aladdin

é uma peça

importante do período conhecido como

Renascimento da Disney. Durante

o final dos anos 80 e maior parte

dos anos 90, o estúdio presenteou

o público com grandes clássicos

que revitalizaram o prestígio da

empresa. Nos games, a Disney sempre

esteve em alta, já que personagens

mundialmente conhecidos como

Mickey e Donald estrelaram excelentes

produções. Mesmo com esse alto nível,

as adaptações de

Aladdin

conseguiram

sobressair com duas aventuras

diferentes para os consoles 16-bit: uma

produção da Virgin Games para Mega

Drive, e outra da Capcom, para SNES.

Cada produtora encontrou a sua

forma de adaptar a história do jovem

ladrão que se apaixona pela Princesa

Jasmine, mas precisa conter os planos

maldosos do vilão Jafar. Para isso, o

herói conta com a ajuda do fiel macaco

Abu, do tapete mágico e do Gênio que

ele despertou da lâmpada mágica.

Ambos os jogos tiveram grande

importância no cenário de rivalidade

entre Sega e Nintendo. Quem se saiu

melhor nessa disputa?

ntes do surgimento de

Sonic the Hedgehog

, a Sega

atacou de diferentes formas

para tentar superar o domínio do NES.

Uma das iniciativas foi apostar em

figuras famosas da Disney, e assim

surgiram jogos como

Castle of Illusion

e

QuackShot

. Animações como

Mogli – O

Menino Lobo

(1967) e

A Pequena Sereia

(1989), também estavam nos planos

da Sega. O estúdio BlueSky Software

lançou o jogo

Ariel the Little Mermaid

(1992) para Mega Drive e, depois disso,

a softhouse ficou encarregada da

adaptação de

Aladdin

(1992). Enquanto

isso, a Virgin Games, que havia feito o

jogo do mascote do refrigerante 7-up,

Cool Spot

(1993), trabalhava em

The

Jungle Book

, jogo do Mogli.

As coisas não iam bem na produção

de

Aladdin

na BlueSky. “Acho que a

BlueSky estava desenvolvendo, mas

a Sega, que obteve os direitos para a

versão do Mega Drive, estava achando

difícil conseguir a aprovação da Disney”,

lembra o então programador da Virgin

Games, David Perry, à revista GamesTM

DISNEY'S ALADDIN

(MEGA DRIVE)

#57. “A Sega

tinha acabado de

publicar o nosso

último jogo,

Cool

Spot

”. Eis que

surgiu uma proposta tentadora. “A Sega

bateu na nossa porta e disse: ‘Vocês

querem fazer

Aladdin

?’ O problema é

que já estávamos trabalhando no jogo

de

The Jungle Book

, então pensei se era

por isso que a Disney foi tão legal com a

Virgin”, conta Perry.

Aliança vencedora

Um fator forçou a softhouse a apressar

o desenvolvimento de

Aladdin

. “Fomos

informados que a fita em VHS do filme

seria lançada em um período de três

meses. O conselho que recebi era

simples: não fure o prazo”, relembra.

“Eu me lembro de sentar na sala de

Tom Kalinske, presidente da Sega of

America. Recebemos a data limite de

99 dias até o lançamento. Então eu

disse que precisaríamos do máximo

de suporte possível para conseguir e,

felizmente, ele nos ajudou.

>

Ano:

1993

>

Publicação:

Sega

>

Desenvolvimento:

Virgin Games e

Disney Software

>

Plataforma de

origem:

Mega Drive

>

Versões:

Amiga, PC, NES,

Game Boy e

Game Boy Color

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