A
A
o lado de filmes de
animação como
A Pequena
Sereia
,
A Bela e a Fera
e
O Rei Leão
,
Aladdin
é uma peça
importante do período conhecido como
Renascimento da Disney. Durante
o final dos anos 80 e maior parte
dos anos 90, o estúdio presenteou
o público com grandes clássicos
que revitalizaram o prestígio da
empresa. Nos games, a Disney sempre
esteve em alta, já que personagens
mundialmente conhecidos como
Mickey e Donald estrelaram excelentes
produções. Mesmo com esse alto nível,
as adaptações de
Aladdin
conseguiram
sobressair com duas aventuras
diferentes para os consoles 16-bit: uma
produção da Virgin Games para Mega
Drive, e outra da Capcom, para SNES.
Cada produtora encontrou a sua
forma de adaptar a história do jovem
ladrão que se apaixona pela Princesa
Jasmine, mas precisa conter os planos
maldosos do vilão Jafar. Para isso, o
herói conta com a ajuda do fiel macaco
Abu, do tapete mágico e do Gênio que
ele despertou da lâmpada mágica.
Ambos os jogos tiveram grande
importância no cenário de rivalidade
entre Sega e Nintendo. Quem se saiu
melhor nessa disputa?
ntes do surgimento de
Sonic the Hedgehog
, a Sega
atacou de diferentes formas
para tentar superar o domínio do NES.
Uma das iniciativas foi apostar em
figuras famosas da Disney, e assim
surgiram jogos como
Castle of Illusion
e
QuackShot
. Animações como
Mogli – O
Menino Lobo
(1967) e
A Pequena Sereia
(1989), também estavam nos planos
da Sega. O estúdio BlueSky Software
lançou o jogo
Ariel the Little Mermaid
(1992) para Mega Drive e, depois disso,
a softhouse ficou encarregada da
adaptação de
Aladdin
(1992). Enquanto
isso, a Virgin Games, que havia feito o
jogo do mascote do refrigerante 7-up,
Cool Spot
(1993), trabalhava em
The
Jungle Book
, jogo do Mogli.
As coisas não iam bem na produção
de
Aladdin
na BlueSky. “Acho que a
BlueSky estava desenvolvendo, mas
a Sega, que obteve os direitos para a
versão do Mega Drive, estava achando
difícil conseguir a aprovação da Disney”,
lembra o então programador da Virgin
Games, David Perry, à revista GamesTM
DISNEY'S ALADDIN
(MEGA DRIVE)
#57. “A Sega
tinha acabado de
publicar o nosso
último jogo,
Cool
Spot
”. Eis que
surgiu uma proposta tentadora. “A Sega
bateu na nossa porta e disse: ‘Vocês
querem fazer
Aladdin
?’ O problema é
que já estávamos trabalhando no jogo
de
The Jungle Book
, então pensei se era
por isso que a Disney foi tão legal com a
Virgin”, conta Perry.
Aliança vencedora
Um fator forçou a softhouse a apressar
o desenvolvimento de
Aladdin
. “Fomos
informados que a fita em VHS do filme
seria lançada em um período de três
meses. O conselho que recebi era
simples: não fure o prazo”, relembra.
“Eu me lembro de sentar na sala de
Tom Kalinske, presidente da Sega of
America. Recebemos a data limite de
99 dias até o lançamento. Então eu
disse que precisaríamos do máximo
de suporte possível para conseguir e,
felizmente, ele nos ajudou.
>
Ano:
1993
>
Publicação:
Sega
>
Desenvolvimento:
Virgin Games e
Disney Software
>
Plataforma de
origem:
Mega Drive
>
Versões:
Amiga, PC, NES,
Game Boy e
Game Boy Color
old!gamer
51