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ESPECIAL
esses anos. Isso significa (ao
menos em teoria) que somente as
melhores ideias sobreviveram.
E depois de explorar a ilha, não
temos nada a declarar para rebater
esse pensamento.
“O jogo foi mostrado poucas
vezes para a imprensa desde 2011,
quando ele parecia terrível”, Blow
explica. “Mas ele já estava em
estado jogável desde aquela época,
e continuamos deixando ele cada
vez melhor. Queríamos nos afastar
daquela ideia de que não dá para
jogar um jogo até quatro meses
antes do lançamento, e depois vira
algo do tipo 'Ah, gostaria que tivesse
isso ou aquilo'. Todos os nossos 'Ah,
eu queria...' vão estar no jogo”, ele
diz, sorrindo.
Depois que
The Witness
finalmente
for lançado? Já existem planos para
o próximo jogo da Thekla, mas quem
espera por mais quebra-cabeças
como nos outros dois jogos da
empresa vai ficar meio triste.
“O próximo jogo não é sobre
quebra-cabeças”, Blow diz sem
cerimônias. “Provavelmente será
algo muito mais parecido com um
jogo tradicional.”
É claro que um “jogo tradicional”
desenvolvido com a ideologia de
“esperar até ficar perfeito” da Thekla
é algo que nos deixa empolgados,
mas parte do apelo de
The Witness
(e do próprio
Braid
) está em
saber que essa são experiências
que ninguém mais oferece. As
repetidas referências a
Myst
desde
a revelação de
The Witness
não são
uma coincidência – mesmo com a
ressurgimento de point n’ clicks
nesta geração, é inevitável que as
pessoas voltem 20 anos no tempo
para encontrar comparações, pois
não existem muitos jogos como
este por aí.
The Witness
é uma
experiência à parte do resto no
PS4, e saber que a Thekla talvez não
continue a trilhar esses caminhos
inexplorados é um pouco triste.
Mas aí já estamos nos
precipitando. Por ora,
The Witness
e seus enigmas ainda estão fora
do nosso alcance, escondidos atrás
dos jogos que serão lançados nos
próximos meses, assim como as
torres do jogo se escondem atrás
da paisagem.
Quando
The Witness
chegar ao
PS4, terão se passado cinco anos de
desenvolvimento, mas tentar adivinhar
como ele vai se sair no lançamento
é tão difícil quanto aquele primeiro
painel do jogo. Mesmo com
No Man’s
Sky
aparecendo no horizonte,
The
Witness
é um dos jogos independentes
mais importantes do PS4: um ciclo
de desenvolvimento no qual apenas
o melhor conteúdo sobreviveu, o que
provavelmente resultará em uma
experiência indie bem diferente de
todas as outras.
TheWitness
tem quase dez vezes mais enigmas do que o jogo anterior de Blow,
Braid
Para garantir refinamento total,
The Witness
já está em forma
jogável desde 2011. Mas muita
coisa mudou desde então...
RECLAMAR DOS PAINÉIS É COMO
RECLAMAR DAS MOLDURAS
EM UMA GALERIA DE ARTE