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ESPECIAL

esses anos. Isso significa (ao

menos em teoria) que somente as

melhores ideias sobreviveram.

E depois de explorar a ilha, não

temos nada a declarar para rebater

esse pensamento.

“O jogo foi mostrado poucas

vezes para a imprensa desde 2011,

quando ele parecia terrível”, Blow

explica. “Mas ele já estava em

estado jogável desde aquela época,

e continuamos deixando ele cada

vez melhor. Queríamos nos afastar

daquela ideia de que não dá para

jogar um jogo até quatro meses

antes do lançamento, e depois vira

algo do tipo 'Ah, gostaria que tivesse

isso ou aquilo'. Todos os nossos 'Ah,

eu queria...' vão estar no jogo”, ele

diz, sorrindo.

Depois que

The Witness

finalmente

for lançado? Já existem planos para

o próximo jogo da Thekla, mas quem

espera por mais quebra-cabeças

como nos outros dois jogos da

empresa vai ficar meio triste.

“O próximo jogo não é sobre

quebra-cabeças”, Blow diz sem

cerimônias. “Provavelmente será

algo muito mais parecido com um

jogo tradicional.”

É claro que um “jogo tradicional”

desenvolvido com a ideologia de

“esperar até ficar perfeito” da Thekla

é algo que nos deixa empolgados,

mas parte do apelo de

The Witness

(e do próprio

Braid

) está em

saber que essa são experiências

que ninguém mais oferece. As

repetidas referências a

Myst

desde

a revelação de

The Witness

não são

uma coincidência – mesmo com a

ressurgimento de point n’ clicks

nesta geração, é inevitável que as

pessoas voltem 20 anos no tempo

para encontrar comparações, pois

não existem muitos jogos como

este por aí.

The Witness

é uma

experiência à parte do resto no

PS4, e saber que a Thekla talvez não

continue a trilhar esses caminhos

inexplorados é um pouco triste.

Mas aí já estamos nos

precipitando. Por ora,

The Witness

e seus enigmas ainda estão fora

do nosso alcance, escondidos atrás

dos jogos que serão lançados nos

próximos meses, assim como as

torres do jogo se escondem atrás

da paisagem.

Quando

The Witness

chegar ao

PS4, terão se passado cinco anos de

desenvolvimento, mas tentar adivinhar

como ele vai se sair no lançamento

é tão difícil quanto aquele primeiro

painel do jogo. Mesmo com

No Man’s

Sky

aparecendo no horizonte,

The

Witness

é um dos jogos independentes

mais importantes do PS4: um ciclo

de desenvolvimento no qual apenas

o melhor conteúdo sobreviveu, o que

provavelmente resultará em uma

experiência indie bem diferente de

todas as outras.

TheWitness

tem quase dez vezes mais enigmas do que o jogo anterior de Blow,

Braid

Para garantir refinamento total,

The Witness

já está em forma

jogável desde 2011. Mas muita

coisa mudou desde então...

RECLAMAR DOS PAINÉIS É COMO

RECLAMAR DAS MOLDURAS

EM UMA GALERIA DE ARTE