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assustado e corre alucinadamente, podendo até cair emum

buraco. Nomomento de desespero do dinossauro ainda é

possível tentar montar nele para acalmar os ânimos. Mas,

em algumas situações, é válido até mesmo sacrificá-lo,

como, por exemplo, se Mario estiver à beira de um abismo:

ao desmontar dele, o encanador ganha um impulso que

permite alçar a plataforma ao custo da vida do linguarudo.

Para o alto e avante

Tambémhá novidades comMario a pé. Graças ao aumento

da quantidade de botões, Mario temumnovomovimento:

o pulo giratório. Ainda que ele não alcance a mesma altura do

salto convencional, esse ataque quebra os rotating blocks (blocos

amarelos) de cima para baixo e pulveriza os cascos dos Koopas.

Nos predecessores, após um ataque normal, a tartaruga entrava

no casco e, depois de um tempo, voltava a andar; em

SuperMario

World

, as tartarugas são expelidas dos cascos e eventualmente

tentam entrar neles de novo.

SuperMario Bros. 3

permitia

agarrar os cascos, só que ele sempre eram jogados para os

lados. Aqui é possível chutá-los para cima, o que permite

bater emblocos no alto, normalmente inacessíveis.

Outros itens que eramfixos nos jogos anteriores agora

podem ser segurados, como o P Switch (de

SuperMario Bros.

3

); a Jumping Board (do primeiro jogo), que funciona como um

trampolim; e o grab block (bloco roxo), que se despedaça com

o tempo ou se espatifa ao bater no cenário. Segurar umobjeto

facilita o controle do herói debaixo d’água, dispensando a

necessidade de apertar seguidamente o B para que ele nade, já

que não há umpower-up específico para essa situação, como a

saudosa Frog Suit de

SuperMario Bros. 3

.

Em

SuperMario Bros.

e

SuperMario Bros. 3

, era obrigatório

pegar umSuper Mushroom (supercogumelo) para pegar a Fire

Flower (flor de fogo). Se o herói batesse emumbloco para liberar a

Fire Flower e voltasse a ficar pequeno antes de pegá-la, esse poder

A porta vermelha

gigante indica a

passagem para a

sala do chefe

Mario com toque

do dragão

Poucosmeses após o lançamento do

jogo no Japão, em fevereiro de 1991,

SuperMarioWorld

recebeu uma homenagem

musical bastante inesperada considerando os nomes

envolvidos. Ementrevista para a Famitsu noticiada pelo

blog Andriasang, Koji Kondo revelou que pediu a Koichi

Sugiyama, conceituado compositor da série de RPG

Dragon

Quest

, que produzisse umálbum commúsicas arranjadas

de

Mario

. Sugiyama sugeriu a Kondo o nome de Sadao

Watanabe, umdosmais renomados saxofonistas do Japão.

Kondo ficou bastante satisfeito como resultado, a ponto de

chamar o álbum comdois CDs publicado pelaWarner-Pioneer

de “tesouro”. E não é por menos: o primeiro disco contém 11

faixas comarranjos emestilo jazz fusion do tecladista Soichi

Noriki, que participou da performance, assim como o próprio

Watanabe e o guitarrista Jun Kajiwara, que se notabilizaria

pelos CDs comarranjos da SNK. Apesar do nome do álbum,

há releituras de

SuperMario Bros. 3

e do jogo original,

como o tema principal “Super Mario Bros.” emversão

imbatível que honra a inspiração latina da composição.

Uma dasmelhores faixas é de

SuperMarioWorld

: “Mario!

Stay Alert!”, ummedley comos temas dos ambientes

subterrâneos, da casamal-assombrada e do castelo.

O segundo disco possui as composições originais de

todos os jogos da série

SuperMario

lançados para

consoles até aquela data, comexceção de

Super

Mario Bros. 2

. Tambémexiste uma versão do álbum

emduas fitas K7, que émais rara.

O álbum

Super Mario World

teve Sadao Watanabe como

produtor de som e Koichi Sugiyama como produtor geral

(Reprodução/encarte de

Super Mario World

)

funcionava como um cogumelo normal, independentemente da

habilidade coletada. Em

SuperMarioWorld

, não é necessário seguir

essa ordem, sendo possível virar o Fire Mario comuma Fire Flower

mesmo com ele pequeno. Para compensar a exclusão do inventário

repleto de itens que o encanador acessava nomapa-múndi de

SuperMario Bros. 3

, dá para armazenar umpower-up reserva no

topo da tela, que é instantaneamente liberado para Mario coletar

quando ele levar uma bordoada ou é acionado como Select.

Entre os itens coletáveis, cada fase conta com cinco Dragon Coins,

Super Mario World

8

old!gamer