assustado e corre alucinadamente, podendo até cair emum
buraco. Nomomento de desespero do dinossauro ainda é
possível tentar montar nele para acalmar os ânimos. Mas,
em algumas situações, é válido até mesmo sacrificá-lo,
como, por exemplo, se Mario estiver à beira de um abismo:
ao desmontar dele, o encanador ganha um impulso que
permite alçar a plataforma ao custo da vida do linguarudo.
Para o alto e avante
Tambémhá novidades comMario a pé. Graças ao aumento
da quantidade de botões, Mario temumnovomovimento:
o pulo giratório. Ainda que ele não alcance a mesma altura do
salto convencional, esse ataque quebra os rotating blocks (blocos
amarelos) de cima para baixo e pulveriza os cascos dos Koopas.
Nos predecessores, após um ataque normal, a tartaruga entrava
no casco e, depois de um tempo, voltava a andar; em
SuperMario
World
, as tartarugas são expelidas dos cascos e eventualmente
tentam entrar neles de novo.
SuperMario Bros. 3
permitia
agarrar os cascos, só que ele sempre eram jogados para os
lados. Aqui é possível chutá-los para cima, o que permite
bater emblocos no alto, normalmente inacessíveis.
Outros itens que eramfixos nos jogos anteriores agora
podem ser segurados, como o P Switch (de
SuperMario Bros.
3
); a Jumping Board (do primeiro jogo), que funciona como um
trampolim; e o grab block (bloco roxo), que se despedaça com
o tempo ou se espatifa ao bater no cenário. Segurar umobjeto
facilita o controle do herói debaixo d’água, dispensando a
necessidade de apertar seguidamente o B para que ele nade, já
que não há umpower-up específico para essa situação, como a
saudosa Frog Suit de
SuperMario Bros. 3
.
Em
SuperMario Bros.
e
SuperMario Bros. 3
, era obrigatório
pegar umSuper Mushroom (supercogumelo) para pegar a Fire
Flower (flor de fogo). Se o herói batesse emumbloco para liberar a
Fire Flower e voltasse a ficar pequeno antes de pegá-la, esse poder
A porta vermelha
gigante indica a
passagem para a
sala do chefe
Mario com toque
do dragão
Poucosmeses após o lançamento do
jogo no Japão, em fevereiro de 1991,
SuperMarioWorld
recebeu uma homenagem
musical bastante inesperada considerando os nomes
envolvidos. Ementrevista para a Famitsu noticiada pelo
blog Andriasang, Koji Kondo revelou que pediu a Koichi
Sugiyama, conceituado compositor da série de RPG
Dragon
Quest
, que produzisse umálbum commúsicas arranjadas
de
Mario
. Sugiyama sugeriu a Kondo o nome de Sadao
Watanabe, umdosmais renomados saxofonistas do Japão.
Kondo ficou bastante satisfeito como resultado, a ponto de
chamar o álbum comdois CDs publicado pelaWarner-Pioneer
de “tesouro”. E não é por menos: o primeiro disco contém 11
faixas comarranjos emestilo jazz fusion do tecladista Soichi
Noriki, que participou da performance, assim como o próprio
Watanabe e o guitarrista Jun Kajiwara, que se notabilizaria
pelos CDs comarranjos da SNK. Apesar do nome do álbum,
há releituras de
SuperMario Bros. 3
e do jogo original,
como o tema principal “Super Mario Bros.” emversão
imbatível que honra a inspiração latina da composição.
Uma dasmelhores faixas é de
SuperMarioWorld
: “Mario!
Stay Alert!”, ummedley comos temas dos ambientes
subterrâneos, da casamal-assombrada e do castelo.
O segundo disco possui as composições originais de
todos os jogos da série
SuperMario
lançados para
consoles até aquela data, comexceção de
Super
Mario Bros. 2
. Tambémexiste uma versão do álbum
emduas fitas K7, que émais rara.
O álbum
Super Mario World
teve Sadao Watanabe como
produtor de som e Koichi Sugiyama como produtor geral
(Reprodução/encarte de
Super Mario World
)
funcionava como um cogumelo normal, independentemente da
habilidade coletada. Em
SuperMarioWorld
, não é necessário seguir
essa ordem, sendo possível virar o Fire Mario comuma Fire Flower
mesmo com ele pequeno. Para compensar a exclusão do inventário
repleto de itens que o encanador acessava nomapa-múndi de
SuperMario Bros. 3
, dá para armazenar umpower-up reserva no
topo da tela, que é instantaneamente liberado para Mario coletar
quando ele levar uma bordoada ou é acionado como Select.
Entre os itens coletáveis, cada fase conta com cinco Dragon Coins,
Super Mario World
8
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