

U
Willie, o vombate
O próximo passo a ser definido era a criação do protagonista.
“Pensei que devíamos ‘sequestrar’ o nome de um animal
vagamente conhecido e colocar o rosto de nosso personagem
nele. Então, por exemplo, quando pensamos emumpapa-léguas,
pensamos no personagemdaWarner Bros., não na ave esquelética
e marromda vida real”, diz Rubin à revista inglesa Edge #65.
“Compramos uma cópia do
TasmanianMammals: A Field Guide
(sem tradução para português) e folheamos o livro. O vombate, o
potorous e o bandicoot preencheramos requisitos”, lembra Gavin
em seu blog. “Por um tempo o chamamos deWillie theWombat,
já que tanto eu quanto Jason gostamos de aliteração. Após cerca
de ummês, alguémnos falou de outra franquia sem relação com
games comomesmo nome, então continuou sendo provisório.”
Por não buscarem realismo, foi difícil definir os traços do animal.
“O personagemque se tornou o Crash surgiu após quatromeses
de design intensivo. Emummomento ele aparecia umbuldogue,
emoutro ele andava comquatro patas. Ele foi azul, verde e, em
dado ponto, ele tinha uma grande cauda de esquilo”, afirma
Rubin à Edge. A escolha pela cor laranja de Crash se deu por vários
fatores. “Primeiro criei uma lista de personagens populares e suas
cores. Depois, fiz uma lista de possibilidades de fundo (floresta,
deserto, praia etc.) e excluímos as cores que não ficavamboas
na tela. Vermelho, por exemplo, tende a borrar horrivelmente
em televisões antigas. Crash é laranja porque essa cor estava
disponível”, conta Rubin no blog. O resto do design domarsupial
veio em função das restrições da época, como resolução baixa,
contagemde polígonos limitada e iluminação ruim. “O ataque
giratório era imprescindível pela dificuldade em julgar o espaço
tridimensional de onde exatamente o inimigo estava. Um soco, por
exemplo, não funcionaria tão bem”, comenta Rubin à Edge.
Quanto à personalidade do personagem, a Naughty Dog tinha
umplano claro. “Eu tinha 24 anos na ocasião e não queria um
personagemque fosse descrito como ‘muito fofinho’ se o jogo não
fosse bom. Aomesmo tempo, queria umpersonagem atraente
para uma criança de oito anos”, responde Rubin. “Achamos que
ele deveria ser pateta, divertido e mudo”, afirma Gavin no blog.
ncharted
,
The Last of Us
... Nem
sempre a Naughty Dog teve
esse pedigree. Fundada em
1984 como JamSoftware pela dupla Andy
Gavin e Jason Rubin, a softhouse, que ficou
conhecida pelo nome atual em 1989, não
se destacava muito em suas produções.
Até que
Way of the Warrior
, jogo de luta
para 3DO, chamou a atenção de Mark
Cerny, então vice-presidente da Universal
Interactive Studios, empresa que publicou
o jogo. As duas companhias firmaramum
acordo em 1994 para a produção de três
projetos, e a Universal passou a acolher
a Naughty Dog. Gavin e Rubin então se
mudaramde Boston para Los Angeles e
pensaramnas possibilidades. “Na época,
os jogos de plataforma compersonagens
era umdos gênerosmais populares e um
de nossos favoritos. Jason e eu queríamos
pegar o estilo de gameplay de
Donkey Kong
Country
e fazê-lo 3D”, afirma Gavin ao site
PostDesk. “Chamamos o jogo de ‘traseiro
do Sonic’”. Traseiro do Sonic? “Como você
transforma um jogo 2D em 3D? Percebemos
que a forma mais simples e conceitual de
fazer isso é pegar omundo que era plano e
simplesmente girá-lo para que a ação, que
acontecia commovimentos para esquerda
e direita, passasse a ser para dentro e para
fora da tela. Esse conceito chamamos de
‘traseiro do Sonic’”, explica Rubin ao G4.
E para qual console o jogo seria lançado?
De acordo comum FAQ do site antigo
da Naughty Dog, a empresa optou pelo
PlayStation porque o sistema oferecia a
melhor relação entre poderio técnico e
capacidade de armazenamento.
A ilha traz lembranças
de
Indiana Jones
e
DuckTales
O longo caminho até
enfrentar o vilão
Dr. Neo Cortex
O ataque giratório
lembra o personagem
Taz, da Warner Bros.
CRASH BANDICOOT
>
Ano:
1996
>
Publicação:
Sony Computer
Entertainment
>
Distribuição:
Universal
Interactive
Studios
>
Desenvolvimento:
Naughty Dog
>
Plataforma
de origem:
PlayStation
>
Versão:
PlayStation 3
(PlayStation
Network)
old!gamer
23