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Alémdisso, dependendo do estágio, Crash

encontra em caixas com ícones de Tawna, Dr. N. Brio e

Dr. Neo Cortex. Como os itens dourados de

DKC

, ao

pegar três ícones ele é levado para a fase bônus.

Completando a fase de Tawna, o jogo permite

salvar o jogo no Memory Card e ainda oferece

passwords – no início da geração PlayStation

era muito comum as pessoas compraremo

console, mas não adquiriremo dispositivo

para salvar os jogos. Esse sistema é frustrante

por não tratar o save como algo trivial – a única outra

forma de registrar o progresso é quebrar todas as caixas

de uma fase e coletar a gema, algo que é mais difícil

ainda. Em relação às outras fases bônus, as

do Dr. N. Brio garantemvidas extras e as do

Dr. Neo Cortex concedem as chaves para os

estágios secretos. O ambiente florestal é o

mais recorrente, seja em terrenos planos ou

riachos comvitórias-régias e plantas carnívoras

– aliás, se Crash cair na água ele morre na hora–,

mas tambémhá templos antigos, fábricas perigosas e partes na

neve compontes quebradiças.

Amudança de perspectiva garante variedade, lembrando que

até mesmo nas fases de deslocamento lateral há umpequeno

campo de profundidade no cenário, tanto que se Crash vir na

direção da tela, ele cai no abismo e perde uma vida. A escalada

é sempre muito inventiva, complataformas retráteis que exigem

muita precisão e, às vezes, paciência, pois um simples erro

pode significar um longo caminho a ser repetido. Para

descontrair, Crash tem animações distintas dependendo da

situação, com ele aparecendo carbonizado ou amassado.

Fora isso tudo, há fases como a Boulders, como personagem

fugindo de uma pedra esférica gigante nomelhor estilo

Indiana Jones em

Os Caçadores da Arca Perdida

, e a HogWild,

emque o protagonista precisa percorrer a fase montado em

um javali irrequieto, desviando de obstáculos e nativos em

alta velocidade. No início desse estágio, Crash se volta para

a câmera, como se estivesse olhando para o jogador.

A inspiração emdesenhos animados também se nota no traço

exagerado dos chefes, como aborígene Papu Papu, o cachorro

maluco Ripper Roo, o brutamontes Koala Kong e o gângster

Pinstripe, além, é claro, do Dr. Neo Cortex. Cada batalha é diferente

e não demora para descobrir se Crash está provocando dano, já

que a saúde deles é sinalizada emuma barra de energia.

No blog, Gavin confessa que a trilha sonora foi deixada para

a última hora. Apostando pesado em

timbres de percussão e até em cantos

tribais, as faixas casam com a aventura,

especialmente nas fases florestais. Não

era para ser assim. Umprodutor da

Universal havia sugerido que eles criassem

o que seria conhecido por “sinfonia

caótica urbana”, com sons de buzina e

grunhidos que pudessem ser combinados

aleatoriamente. “Quando rejeitamos essa

proposta inovadora, fomos apresentados

a MarkMothersbaugh, da banda Devo e,

mais recentemente, do estúdio Mutato

Muzika. Ele e (principalmente) JoshMancell

compuseram as trilhas para os jogos,

produzidas pelo aficionado por música

e programador da Naughty Dog, Dave

Baggett”, comenta Gavin.

Crash, Nights e Mario

Em setembro de 1996,

Crash Bandicoot

chegou às lojas após um ciclo de

desenvolvimento de dois anos. Nas revistas

brasileiras, o jogo foi bastante elogiado.

“O gameplay é muito bom, os comandos

são bem simples, mas você pode demorar

umpouquinho para pegar asmanhas dos

pulos emplataformas”, analisa a Gamers

#13. As comparações como concorrente

do Nintendo 64 foram inevitáveis. “Fãs

de Donkey Kong ou Taz-Mania vão curtir

muito esse CD. A Sony usou e abusou dos

gráficos tridimensionais e a sensação de

profundidade é muito parecida com a do

Sim, Shigeru Miyamoto

jogou

Crash Bandicoot

na E3 1996. “De acordo

com nossas fontes,

Miyamoto fez um

monte de perguntas

sobre como a água

foi feita em

Crash

e

comentou que o jogo

tem pouco em comum

com o Mario”, diz o site

IGN em janeiro de 1997

(Reprodução/All Things

Andy Gavin)

Jason Rubin levou um

mês para concluir o

modelo de Crash com

512 polígonos, marca

que não mudou muito

nas duas sequências da

série para PlayStation

As fases de perspectiva

lateral ajudam a dar

mais variedade ao jogo

A fase Stormy

Ascent foi cortada

por ser muito

frustrante. Por

meio de códigos

de GameShark é

possível acessá-la

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crash bandicoot