

Alémdisso, dependendo do estágio, Crash
encontra em caixas com ícones de Tawna, Dr. N. Brio e
Dr. Neo Cortex. Como os itens dourados de
DKC
, ao
pegar três ícones ele é levado para a fase bônus.
Completando a fase de Tawna, o jogo permite
salvar o jogo no Memory Card e ainda oferece
passwords – no início da geração PlayStation
era muito comum as pessoas compraremo
console, mas não adquiriremo dispositivo
para salvar os jogos. Esse sistema é frustrante
por não tratar o save como algo trivial – a única outra
forma de registrar o progresso é quebrar todas as caixas
de uma fase e coletar a gema, algo que é mais difícil
ainda. Em relação às outras fases bônus, as
do Dr. N. Brio garantemvidas extras e as do
Dr. Neo Cortex concedem as chaves para os
estágios secretos. O ambiente florestal é o
mais recorrente, seja em terrenos planos ou
riachos comvitórias-régias e plantas carnívoras
– aliás, se Crash cair na água ele morre na hora–,
mas tambémhá templos antigos, fábricas perigosas e partes na
neve compontes quebradiças.
Amudança de perspectiva garante variedade, lembrando que
até mesmo nas fases de deslocamento lateral há umpequeno
campo de profundidade no cenário, tanto que se Crash vir na
direção da tela, ele cai no abismo e perde uma vida. A escalada
é sempre muito inventiva, complataformas retráteis que exigem
muita precisão e, às vezes, paciência, pois um simples erro
pode significar um longo caminho a ser repetido. Para
descontrair, Crash tem animações distintas dependendo da
situação, com ele aparecendo carbonizado ou amassado.
Fora isso tudo, há fases como a Boulders, como personagem
fugindo de uma pedra esférica gigante nomelhor estilo
Indiana Jones em
Os Caçadores da Arca Perdida
, e a HogWild,
emque o protagonista precisa percorrer a fase montado em
um javali irrequieto, desviando de obstáculos e nativos em
alta velocidade. No início desse estágio, Crash se volta para
a câmera, como se estivesse olhando para o jogador.
A inspiração emdesenhos animados também se nota no traço
exagerado dos chefes, como aborígene Papu Papu, o cachorro
maluco Ripper Roo, o brutamontes Koala Kong e o gângster
Pinstripe, além, é claro, do Dr. Neo Cortex. Cada batalha é diferente
e não demora para descobrir se Crash está provocando dano, já
que a saúde deles é sinalizada emuma barra de energia.
No blog, Gavin confessa que a trilha sonora foi deixada para
a última hora. Apostando pesado em
timbres de percussão e até em cantos
tribais, as faixas casam com a aventura,
especialmente nas fases florestais. Não
era para ser assim. Umprodutor da
Universal havia sugerido que eles criassem
o que seria conhecido por “sinfonia
caótica urbana”, com sons de buzina e
grunhidos que pudessem ser combinados
aleatoriamente. “Quando rejeitamos essa
proposta inovadora, fomos apresentados
a MarkMothersbaugh, da banda Devo e,
mais recentemente, do estúdio Mutato
Muzika. Ele e (principalmente) JoshMancell
compuseram as trilhas para os jogos,
produzidas pelo aficionado por música
e programador da Naughty Dog, Dave
Baggett”, comenta Gavin.
Crash, Nights e Mario
Em setembro de 1996,
Crash Bandicoot
chegou às lojas após um ciclo de
desenvolvimento de dois anos. Nas revistas
brasileiras, o jogo foi bastante elogiado.
“O gameplay é muito bom, os comandos
são bem simples, mas você pode demorar
umpouquinho para pegar asmanhas dos
pulos emplataformas”, analisa a Gamers
#13. As comparações como concorrente
do Nintendo 64 foram inevitáveis. “Fãs
de Donkey Kong ou Taz-Mania vão curtir
muito esse CD. A Sony usou e abusou dos
gráficos tridimensionais e a sensação de
profundidade é muito parecida com a do
Sim, Shigeru Miyamoto
jogou
Crash Bandicoot
na E3 1996. “De acordo
com nossas fontes,
Miyamoto fez um
monte de perguntas
sobre como a água
foi feita em
Crash
e
comentou que o jogo
tem pouco em comum
com o Mario”, diz o site
IGN em janeiro de 1997
(Reprodução/All Things
Andy Gavin)
Jason Rubin levou um
mês para concluir o
modelo de Crash com
512 polígonos, marca
que não mudou muito
nas duas sequências da
série para PlayStation
As fases de perspectiva
lateral ajudam a dar
mais variedade ao jogo
A fase Stormy
Ascent foi cortada
por ser muito
frustrante. Por
meio de códigos
de GameShark é
possível acessá-la
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crash bandicoot