

Caixas, frutas, chaves e gemas
Ao começar a aventura,
Crash Bandicoot
segue direto para a ação,
como emum título da geração 8-bit oumesmo 16-bit. A premissa
de
Crash
fica um tanto escondida e aparece somente se o jogador
esperar a cutscene aparecer na tela-título. Essa é uma das poucas
cenas dubladas no primeiro jogo – o vilão é dublado por Brendan
O’Brien, que tambémficou responsável pelas demais vozes.
Dr. Neo Cortex domina três ilhas ao sudeste da Austrália. Com a
ajuda do seu braço-direito, o Dr. N. Brio, ele realiza experimentos
estranhos emmarsupiais e outras criaturas. O vilão altera os genes
de Crash, mas o animal é rejeitado e não é considerado digno de
se juntar ao exército de animais para a dominaçãomundial do
malvadão. Enquanto Crash está sendo expulso da fortaleza, ele
conhece outro experimento, a bela bandicoot Tawna. Alémde
encontrar seu novo amor, Crash quer dar uma lição no Dr. Neo
Cortex. Omapa da ilha lembra
Donkey Kong Country
, comuma rota
de fases a serem seguidas. Iniciado o jogo, é impressionante notar
como os controles são extremamente simples para um jogo da
geração 32-bit, a ponto de dispensar os quatro botões de ombro.
O X pula, o quadrado ou o círculo desferemo ataque giratório
e o triângulo exibe a quantidade de vidas e frutasWumpa – as
informações não são exibidas o tempo inteiro na tela.
O direcional digital controla o personagem, já que o Dual Analog
Controller (o antecessor do DualShock) foi lançado somente em
1997. Mesmo que o aprendizado dos comandos fosse quase
instantâneo, uma explicação domanual do jogomostra como os
gráficos tridimensionais ainda eramuma novidade. “Ele pode
se mover para esquerda ou direita (você já viu isso,
certo?) e tambémpode se mexer para dentro da tela
(mais longe de você), assim como se aproximar de
você”, explica omanual. “Isso pode ser umpouco
confuso porque os controles do direcional nãomudam
quando o ponto de vista se altera, mas, se você testar um
pouco os controles no começo de cada
fase, logo você pega o jeito.”
Coletando uma centena de frutas
Wumpa, Crash ganha uma vida e também
é possível encontrar vidas extras (os rostos
do Crash). Se o ataque giratório for feito
perto desses itens, eles são jogados para
fora do cenário e simplesmente não são
contabilizados. As caixas desempenham
umpapel similar aos variados tipos de
blocos de
Mario
ou os barris de
DKC
. Além
das caixas semnenhuma inscrição que
podem conter frutas, há caixas com a cara
do Crash que dão vidas; comflechas,
que servemde trampolim e se puladas
seguidas vezes alcançamuma caixa em
uma altura mais elevada; as caixas que
precisam ser saltadas até quebrarem;
as caixas componto de interrogação,
que garantem, dependendo do caso,
vidas ou frutas; as caixas compontos
de exclamação, que fazem com
que os contornos brancos vazios
do cenário sejampreenchidos por
caixas; as caixas TNT, que iniciamuma
contagem regressiva até explodirem
(se Crash realizar o ataque giratório
é morte instantânea); a caixa C que
garante o checkpoint; e, por fim, a caixa
doWitch Doctor’sMask. Ao ser quebrada,
ela libera o espírito do Aku Aku
e, assim, uma máscara protege
o personagem, garantindo a
ele uma chance a mais antes
perder uma vida se for atingido
por um inimigo. Coletando três
máscaras, Crash passa a vesti-la,
ficando invencível temporariamente.
Destruir as caixas é importante porque
se o jogador conseguir quebrar todas
emum estágio, é possível obter as 26
gemas de diferentes cores, que podem ser
usadas para acessar áreas secretas em
determinadas fases. Issomotiva uma
exploração total, uma vez que em
algumas situações o caminho tem
uma bifurcação. Como não há limite
de tempo, dá para fuçar com calma.
O Dr. N. Brio não se
dá por vencido e se
transforma em um
monstro para enfrentar
Crash Bandicoot
A neblina adiciona
um nível extra de
dificuldade nessa parte
Para um jogo de 1996,
Crash
ainda mantém
uma bela aparência
Crash se tornou um
dos maiores ícones
da era PlayStation
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