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CRASH BANDICOOT: WARPED

>

Ano:

1998

>

Publicação:

Sony Computer

Entertainment

>

Distribuição:

Universal

Interactive

Studios

>

Desenvolvimento:

Naughty Dog

>

Plataforma

de origem:

PlayStation

>

Versão:

PlayStation 3

(PlayStation

Network)

desenvolvimento do

terceiro

Crash

não começou

imediatamente após o segundo

jogo. Emdezembro de 1997, enquanto

Jason Rubin e Andy Gavin promoviam

Crash 2

no Japão, assim como fizeram com

o antecessor, o restante da equipe tirou

férias – para alguns integrantes era

o primeiro descanso em três anos.

A produção de

Crash Bandicoot: Warped

iniciou efetivamente em janeiro de 1998 e

o lançamento para PlayStation aconteceu

emoutubro daquele ano. “Acreditamos

que

Crash 2

foi o jogo definitivo da série e,

por isso, a dúvida era: o que vamos fazer

comoutra continuação? Alémdisso, o que

podemos produzir emdez meses e meio?

E a resposta certamente seria criar mais

fases semelhantes, mas decididamente

não fizemos isso”, explica Rubin à revista

norte-americana Game Informer #66.

“Então, Greg Omi, StephenWhite e Andy

Gavin (os três programadores) trabalharam

nas novas engines. Nesse jogo, há

três engines completamente novas de

gameplay. Elas não são jogadas da

forma comque você estava acostumado.

Esses estágios somam cerca de 1/3

do jogo e realmente se encaixam em

ummundomaior de

Crash

”, conta.

As engines deramorigem às fases de

moto, jet-ski e avião. No caso da primeira,

a aventura se transforma emum jogo

de corrida. Crash precisa ultrapassar os

adversários e cruzar a linha de chegada

emprimeiro, enquanto desvia de carros de

polícia e buracos na pista, podendo subir

em rampas. Nos estágios de jet-ski, entra

em cena uma grande novidade do jogo que

é a possibilidade de jogar comCoco Bandicoot

em fases específicas. Os ambientes aquáticos são

muitomais amplos do que a série costumava oferecer, tanto que

há uma seta indicando o caminho. A seta ainda aparece nas fases

de avião, nas quais é preciso destruir umnúmero determinado de

aeronaves inimigas emmeio a um tiroteio comos adversários –

há fases comCrash ou Coco como piloto do biplano. Ela também

aparece emoutros estágiosmontada no tigre Pura, da mesma

forma comque Crashmontava no javali no jogo original ou no

pequeno urso polar em

Crash 2

. Se Crash encontrar umovo no

caminho, ele pode montar emumfilhote de T-Rex e guiá-lo pela

fase. A função dele é parecida com a do Yoshi em

SuperMario

World

. O diminuto dinossauro protege o Crash de um ataque

e permite pular longas distâncias. “Combinando elementos

familiares como caixas e criaturas com as novasmecânicas,

pudemos implementar maior variedade ao gameplay sem

sacrificar a consistência do jogo”, comenta Gavin no blog.

Com tudo isso, a Naughty Dog ainda encontrou tempo para

inserir fases subaquáticas, emque Crash convenientemente

usa um equipamento de mergulho, já que o pobre coitadomorria

instantaneamente ao cair na água. Em estágios desse tipo, ele

pode eventualmente usar o Submergible, que facilita o controle

debaixo d’água e atira torpedos, alémde proteger Crash de um

ataque.

Crash Bandicoot: Warped

traz o recorde de animações

de morte do protagonista, e é hilário ele ser beijado por um sapo

e o anfíbio se transformar emumpríncipe, ou então vê-lo

envergonhado após suas calças serem

cortadas pela espada do inimigo.

Tambémhá as fases tradicionais, incluindo

as partes emque Crash se segura na

grade ou foge de um animal imenso

na direção da tela – nesse jogo é

um tricerátopo. A Naughty Dog

investiu no que o público já gostava,

O

Enfim uma montaria

que não sai correndo

tresloucadamente

Dessa vez, é preciso

fugir de um tricerátopo

old!gamer

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