

CRASH BANDICOOT: WARPED
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Ano:
1998
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Publicação:
Sony Computer
Entertainment
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Distribuição:
Universal
Interactive
Studios
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Desenvolvimento:
Naughty Dog
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Plataforma
de origem:
PlayStation
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Versão:
PlayStation 3
(PlayStation
Network)
desenvolvimento do
terceiro
Crash
não começou
imediatamente após o segundo
jogo. Emdezembro de 1997, enquanto
Jason Rubin e Andy Gavin promoviam
Crash 2
no Japão, assim como fizeram com
o antecessor, o restante da equipe tirou
férias – para alguns integrantes era
o primeiro descanso em três anos.
A produção de
Crash Bandicoot: Warped
iniciou efetivamente em janeiro de 1998 e
o lançamento para PlayStation aconteceu
emoutubro daquele ano. “Acreditamos
que
Crash 2
foi o jogo definitivo da série e,
por isso, a dúvida era: o que vamos fazer
comoutra continuação? Alémdisso, o que
podemos produzir emdez meses e meio?
E a resposta certamente seria criar mais
fases semelhantes, mas decididamente
não fizemos isso”, explica Rubin à revista
norte-americana Game Informer #66.
“Então, Greg Omi, StephenWhite e Andy
Gavin (os três programadores) trabalharam
nas novas engines. Nesse jogo, há
três engines completamente novas de
gameplay. Elas não são jogadas da
forma comque você estava acostumado.
Esses estágios somam cerca de 1/3
do jogo e realmente se encaixam em
ummundomaior de
Crash
”, conta.
As engines deramorigem às fases de
moto, jet-ski e avião. No caso da primeira,
a aventura se transforma emum jogo
de corrida. Crash precisa ultrapassar os
adversários e cruzar a linha de chegada
emprimeiro, enquanto desvia de carros de
polícia e buracos na pista, podendo subir
em rampas. Nos estágios de jet-ski, entra
em cena uma grande novidade do jogo que
é a possibilidade de jogar comCoco Bandicoot
em fases específicas. Os ambientes aquáticos são
muitomais amplos do que a série costumava oferecer, tanto que
há uma seta indicando o caminho. A seta ainda aparece nas fases
de avião, nas quais é preciso destruir umnúmero determinado de
aeronaves inimigas emmeio a um tiroteio comos adversários –
há fases comCrash ou Coco como piloto do biplano. Ela também
aparece emoutros estágiosmontada no tigre Pura, da mesma
forma comque Crashmontava no javali no jogo original ou no
pequeno urso polar em
Crash 2
. Se Crash encontrar umovo no
caminho, ele pode montar emumfilhote de T-Rex e guiá-lo pela
fase. A função dele é parecida com a do Yoshi em
SuperMario
World
. O diminuto dinossauro protege o Crash de um ataque
e permite pular longas distâncias. “Combinando elementos
familiares como caixas e criaturas com as novasmecânicas,
pudemos implementar maior variedade ao gameplay sem
sacrificar a consistência do jogo”, comenta Gavin no blog.
Com tudo isso, a Naughty Dog ainda encontrou tempo para
inserir fases subaquáticas, emque Crash convenientemente
usa um equipamento de mergulho, já que o pobre coitadomorria
instantaneamente ao cair na água. Em estágios desse tipo, ele
pode eventualmente usar o Submergible, que facilita o controle
debaixo d’água e atira torpedos, alémde proteger Crash de um
ataque.
Crash Bandicoot: Warped
traz o recorde de animações
de morte do protagonista, e é hilário ele ser beijado por um sapo
e o anfíbio se transformar emumpríncipe, ou então vê-lo
envergonhado após suas calças serem
cortadas pela espada do inimigo.
Tambémhá as fases tradicionais, incluindo
as partes emque Crash se segura na
grade ou foge de um animal imenso
na direção da tela – nesse jogo é
um tricerátopo. A Naughty Dog
investiu no que o público já gostava,
O
Enfim uma montaria
que não sai correndo
tresloucadamente
Dessa vez, é preciso
fugir de um tricerátopo
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