saltos emplataformas, a continuação se
superou na variedade de situações.
Crash
2
também tem algo parecido, uma bola de
neve gigante, com a diferença de que Crash
fica assustado e olhando para trás toda
hora e há uma variação desse tipo de fase
na direção contrária, emque o protagonista
deve escapar de umurso imenso. E, em
vez do javali, Crash passa a montar emum
filhote de urso polar. Em estágios como
esse, é essencial pisar emumSpeed Burst,
que concede um impulso de velocidade.
Em certos trechos do cenário, Crash
pode entrar no chão e andar por debaixo
da terra, o que é útil para fugir das abelhas.
E, quando há grades, o personagem se
pendura nelas, mudando a dinâmica da
fase. Há diferentes tipos de terreno, como
lama nas fases da floresta, a água rasa, que
dá choque se uma descarga elétrica estiver
passando nos estágios nos esgotos, e o
gelo escorregadio.
Crash 2
ainda introduziu
partes com surfe e, mais incrível, até
jetpack, que é usado na batalha final como
Dr. Neo Cortex. “Essasmecânicas ajudaram
a aumentar a variedade. Seria difícil incluir
todas elas no primeiro jogo porque muito
tempo é gasto para refinar a mecânica
básica de jogo”, comenta Gavin no blog.
As batalhas contra os chefesmantêm
a diversidade do predecessor. Somente
Ripper Roo retorna, agora acompanhado
dos irmãos Komodo Moe e Komodo Joe,
domusculoso Tiny Tiger, e do Dr. N. Gin.
As novas animações de morte do Crash
também são dignas de nota. Ele vira um
anjo, é aprisionado emum cubo de gelo
quando cai na água e sofre até uma reação
alérgica, ficando todo inchado, ao levar
uma picada de abelha. Novamente sob os
Assimque começa o jogo, chama a
atenção a forma comque a câmera exibe
o cenário. “A câmera foi uma das coisas
no primeiro
Crash
que nos deixoumenos
satisfeitos”, confessa Gavin no blog.
“Para abrir o jogo e torná-lomais realista,
permitimos que a câmera olhasse mais à
volta.” Os controles foram completamente
reformulados. Agora o jogo tem
suporte ao direcional analógico
(mas ainda não à função
rumble), deixando o gameplay
mais apurado. Crash ganhou
um repertóriomuitomaior de ações. Com
o R1 ou o círculo, o protagonista se abaixa
e pode andar agachado. Emmovimento,
esse comando faz comque ele dê uma
rasteira. Apertando o X enquanto ele está
agachado resulta emumpulomais alto. E
se o R1 ou o círculo for apertado nomeio
do salto, Crash dá uma barrigada.
Outra novidade é que o triângulo
mostra não apenas as frutas
coletadas e as vidas, mas
também informa as caixas
quebradas em cada fase. Falando
nelas, há dois tipos novos de caixa:
a Nitro, que explode instantaneamente
se tocada, e a caixa verde componto
de exclamação, que destrói todas as
caixas Nitro do estágio.
Se no predecessor a pedra gigante
rolando e a fase como javali eram as
únicas que fugiamda fórmula trivial de
Empolgado ou
assustado? Nem
sempre fica claro
o que se passa na
cabeça do Crash
Chuva, neve e
montaria: uma fase
que garante
fortes emoções
O pequeno urso polar
substitui o javali nas
fases de montaria
Em uma mecânica
inspirada nas estrelas
de
Super Mario 64
,
Crash agora deve
coletar cristais e não
simplesmente
terminar as fases
A batalha contra Dr. N. Gin exige que Crash
desvie dos raios laser disparados pelo robô
old!gamer
31