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saltos emplataformas, a continuação se

superou na variedade de situações.

Crash

2

também tem algo parecido, uma bola de

neve gigante, com a diferença de que Crash

fica assustado e olhando para trás toda

hora e há uma variação desse tipo de fase

na direção contrária, emque o protagonista

deve escapar de umurso imenso. E, em

vez do javali, Crash passa a montar emum

filhote de urso polar. Em estágios como

esse, é essencial pisar emumSpeed Burst,

que concede um impulso de velocidade.

Em certos trechos do cenário, Crash

pode entrar no chão e andar por debaixo

da terra, o que é útil para fugir das abelhas.

E, quando há grades, o personagem se

pendura nelas, mudando a dinâmica da

fase. Há diferentes tipos de terreno, como

lama nas fases da floresta, a água rasa, que

dá choque se uma descarga elétrica estiver

passando nos estágios nos esgotos, e o

gelo escorregadio.

Crash 2

ainda introduziu

partes com surfe e, mais incrível, até

jetpack, que é usado na batalha final como

Dr. Neo Cortex. “Essasmecânicas ajudaram

a aumentar a variedade. Seria difícil incluir

todas elas no primeiro jogo porque muito

tempo é gasto para refinar a mecânica

básica de jogo”, comenta Gavin no blog.

As batalhas contra os chefesmantêm

a diversidade do predecessor. Somente

Ripper Roo retorna, agora acompanhado

dos irmãos Komodo Moe e Komodo Joe,

domusculoso Tiny Tiger, e do Dr. N. Gin.

As novas animações de morte do Crash

também são dignas de nota. Ele vira um

anjo, é aprisionado emum cubo de gelo

quando cai na água e sofre até uma reação

alérgica, ficando todo inchado, ao levar

uma picada de abelha. Novamente sob os

Assimque começa o jogo, chama a

atenção a forma comque a câmera exibe

o cenário. “A câmera foi uma das coisas

no primeiro

Crash

que nos deixoumenos

satisfeitos”, confessa Gavin no blog.

“Para abrir o jogo e torná-lomais realista,

permitimos que a câmera olhasse mais à

volta.” Os controles foram completamente

reformulados. Agora o jogo tem

suporte ao direcional analógico

(mas ainda não à função

rumble), deixando o gameplay

mais apurado. Crash ganhou

um repertóriomuitomaior de ações. Com

o R1 ou o círculo, o protagonista se abaixa

e pode andar agachado. Emmovimento,

esse comando faz comque ele dê uma

rasteira. Apertando o X enquanto ele está

agachado resulta emumpulomais alto. E

se o R1 ou o círculo for apertado nomeio

do salto, Crash dá uma barrigada.

Outra novidade é que o triângulo

mostra não apenas as frutas

coletadas e as vidas, mas

também informa as caixas

quebradas em cada fase. Falando

nelas, há dois tipos novos de caixa:

a Nitro, que explode instantaneamente

se tocada, e a caixa verde componto

de exclamação, que destrói todas as

caixas Nitro do estágio.

Se no predecessor a pedra gigante

rolando e a fase como javali eram as

únicas que fugiamda fórmula trivial de

Empolgado ou

assustado? Nem

sempre fica claro

o que se passa na

cabeça do Crash

Chuva, neve e

montaria: uma fase

que garante

fortes emoções

O pequeno urso polar

substitui o javali nas

fases de montaria

Em uma mecânica

inspirada nas estrelas

de

Super Mario 64

,

Crash agora deve

coletar cristais e não

simplesmente

terminar as fases

A batalha contra Dr. N. Gin exige que Crash

desvie dos raios laser disparados pelo robô

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