

om a vantagemde os jogos 3D não seremmais
um terreno de incertezas, o desenvolvimento da
continuação começou emoutubro de 1996. “Pegamos
tudo o que aprendemos como primeiro
Crash Bandicoot
e
Super
Mario 64
e voltamos à mesa de rascunhos.
Crash 2
foi reconstruído
do zero. Tudo foi melhorado. Mas, mais importante, nós nos
focamos no gameplay”, afirma Jason Rubin no blog. “Para
Crash 2
reescrevemos aproximadamente 80%da engine do
jogo”, complementa Andy Gavin. Dessa forma, a sequência foi
lançada um ano depois, emoutubro de 1997, como nome
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back
, emuma óbvia referência
ao filme
StarWars Episódio V: O Império Contra-Ataca
.
O jogo começa do exatomomento emque o antecessor acabou,
com a derrota do Dr. Neo Cortex. Após cair de uma longa altura,
o vilão encontra um cristal emuma caverna e solta sua risada
maquiavélica. A aventura dá um salto temporal de um ano. Agora
acompanhado do Dr. N. Gin, Neo Cortex descobre que precisa
de mais 25 cristais para equipar a CortexVortex, que é capaz de
destruir o planeta Terra. Enquanto isso, o sono pesado de Crash
é interrompido pela irmã menor, Coco Bandicoot. A bateria do
laptop da menina acaba e ela pede que Crash pegue uma nova. No
caminho, Crash entra emuma luz que o teletransporta para uma
Warp Roomna qual ele vê uma projeção holográfica do Dr. Neo
Cortex. A princípio, ele solicita que Crash entre nos portais e colete
os cristais de cada fase, e o protagonista aceita. Esse conceito de
pegar o cristal no estágio emvez de simplesmente chegar ao seu
final é claramente inspirado nas estrelas de
SuperMario 64
.
Amaior vantagemda continuação é a possibilidade de salvar o
jogo naWarp Room– nada de passwords
dessa vez, até porque naquela época todo
mundo já devia ter umMemory Card. Ao
terminar as cinco fases e derrotar o chefe,
Crash sobe de andar para uma novaWarp
Room, commais cinco estágios, sempre
com aparições holográficas do Dr. Neo
Cortex ou da própria Coco Bandicoot.
Para um jogo do primeiro PlayStation,
era impressionante ver personagens
poligonais dublados com sincronismo
labial e animação detalhada.
Com esse novo esquema inspirado em
SuperMario 64
, há maior liberdade, já que
o jogador pode completar as cinco fases
de cadaWarp Roomna ordemque preferir.
Também é possível descer de andar no
elevador e voltar para as fases vencidas.
O incentivo para isso é, como no
antecessor, quebrar todas as caixas e obter
as gemas de diferentes cores a fimde
acessar áreas secretas. Para explorar tudo
o que a fase tem a oferecer, é necessário
chegar a uma plataforma como símbolo de
caveira sobre ossos cruzados semperder
uma vida e enfrentar todos os perigos
desse caminhomais difícil.
Não é por isso que as fases bônus foram
descartadas, no entanto. Para acessá-las,
não é precisomais coletar itens, mas sim
pisar empontos específicos das fases com
pontos de interrogação que levampara
uma área de deslocamento lateral emque
Crash quebra caixas, pega frutas e vidas
que são contabilizadas somente se essa
parte for finalizada – do contrário, os itens
coletados não são computados e Crash
volta normalmente ao estágio.
CRASH BANDICOOT 2:
CORTEX STRIKES BACK
C
Ver Crash
deslizando é
particularmente
engraçado
Uma das novidades
da continuação são as
partes de surfe
A sequência introduz a
irmã do protagonista, a
esperta Coco Bandicoot
>
Ano:
1997
>
Publicação:
Sony Computer
Entertainment
>
Distribuição:
Universal
Interactive
Studios
>
Desenvolvimento:
Naughty Dog
>
Plataforma
de origem:
PlayStation
>
Versão:
PlayStation 3
(PlayStation
Network)
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