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umdos blocos, liberando umovo que

se quebra e revela o Yoshi. O dinossauro

conta que Bowser o aprisionou nesse ovo

enquanto ele tentava salvar seus amigos.

A simples presença do Yoshi garante um

novo dinamismo ao gameplay. Montado

nele, Mario comanda a alimentação do

dinossauro, que estende sua língua para

comer semmastigar frutas em arbustos

e outros inimigosmenores. Dependendo

do caso, como os cascos, Yoshi segura

o itemna boca, mas pode cuspi-lo se

o jogador assimdeterminar. Depois de

algum tempo, a fome fala mais alto e

Yoshi acaba engolindo o objeto. Mario

e Yoshi têmuma ligação tão forte que

qualquer power-up que o dinossauro

deglutir a habilidade é transferida para o

encanador. Se for atingido por um ataque

inimigo, Mario desmonta do dino, que fica

O fantástico mundo de Mario

A premissa de

SuperMarioWorld

é apresentada

da forma mais crua possível, comuma caixa preta

de texto falando que Mario estava na Dinosaur Land

e que a Princesa Toadstool (posteriormente conhecida

como Peach) foi mais uma vez raptada por Bowser.

O primeiro lugar que Mario pode ir é a Yoshi’s House, mas

o dinossauro não está lá. Se o encanador bater a cabeça no

Message Block, é possível ler uma mensagemdo Yoshi avisando

que ele foi resgatar os amigos capturados por Bowser. Esses

blocos servem comominitutoriais para explicar asmecânicas

ao longo do jogo – embora não seja fundamental ler os textos,

considerando o quão intuitivos são os controles.

Assim como em

SuperMario Bros. 3

, cada mundo do jogo é

representado por ummapa-múndi que mostra o caminho dos

estágios até o castelo. A primeira diferença para o predecessor é

que osmundos estão interligados emummesmomapa, formando

um arquipélago. Isso permite que o jogador volte, a qualquer

momento, para mundos já completados, com a vantagemde

poder sair das fases terminadas quando quiser (apertando Start e

Select aomesmo tempo). O percurso até o castelo tambémnão é

linear e logo de cara o jogador se depara comuma bifurcação, com

uma fase à esquerda e a outra à direita. Passando pelo estágio

da esquerda, Mario chega até a YellowSwitch Palace. Pisando no

botão, os pontilhados amarelos espalhados pelas fases ao longo

do jogo passam a virar blocos amarelos de exclamação que dão

cogumelos para o herói. Esse processo se repete para ativar os

blocos verdes, vermelhos e azuis empontos estratégicos.

Voltando à fase do caminho da direita, Mario pode bater em

Os fundos dos cenários

são muito mais

elaborados do que nas

iterações para NES

Subir na grade é uma

das novidades de

Super Mario World

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