umdos blocos, liberando umovo que
se quebra e revela o Yoshi. O dinossauro
conta que Bowser o aprisionou nesse ovo
enquanto ele tentava salvar seus amigos.
A simples presença do Yoshi garante um
novo dinamismo ao gameplay. Montado
nele, Mario comanda a alimentação do
dinossauro, que estende sua língua para
comer semmastigar frutas em arbustos
e outros inimigosmenores. Dependendo
do caso, como os cascos, Yoshi segura
o itemna boca, mas pode cuspi-lo se
o jogador assimdeterminar. Depois de
algum tempo, a fome fala mais alto e
Yoshi acaba engolindo o objeto. Mario
e Yoshi têmuma ligação tão forte que
qualquer power-up que o dinossauro
deglutir a habilidade é transferida para o
encanador. Se for atingido por um ataque
inimigo, Mario desmonta do dino, que fica
O fantástico mundo de Mario
A premissa de
SuperMarioWorld
é apresentada
da forma mais crua possível, comuma caixa preta
de texto falando que Mario estava na Dinosaur Land
e que a Princesa Toadstool (posteriormente conhecida
como Peach) foi mais uma vez raptada por Bowser.
O primeiro lugar que Mario pode ir é a Yoshi’s House, mas
o dinossauro não está lá. Se o encanador bater a cabeça no
Message Block, é possível ler uma mensagemdo Yoshi avisando
que ele foi resgatar os amigos capturados por Bowser. Esses
blocos servem comominitutoriais para explicar asmecânicas
ao longo do jogo – embora não seja fundamental ler os textos,
considerando o quão intuitivos são os controles.
Assim como em
SuperMario Bros. 3
, cada mundo do jogo é
representado por ummapa-múndi que mostra o caminho dos
estágios até o castelo. A primeira diferença para o predecessor é
que osmundos estão interligados emummesmomapa, formando
um arquipélago. Isso permite que o jogador volte, a qualquer
momento, para mundos já completados, com a vantagemde
poder sair das fases terminadas quando quiser (apertando Start e
Select aomesmo tempo). O percurso até o castelo tambémnão é
linear e logo de cara o jogador se depara comuma bifurcação, com
uma fase à esquerda e a outra à direita. Passando pelo estágio
da esquerda, Mario chega até a YellowSwitch Palace. Pisando no
botão, os pontilhados amarelos espalhados pelas fases ao longo
do jogo passam a virar blocos amarelos de exclamação que dão
cogumelos para o herói. Esse processo se repete para ativar os
blocos verdes, vermelhos e azuis empontos estratégicos.
Voltando à fase do caminho da direita, Mario pode bater em
Os fundos dos cenários
são muito mais
elaborados do que nas
iterações para NES
Subir na grade é uma
das novidades de
Super Mario World
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