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aparência infantil,

Miracle World

é muito

mais cruel. Para piorar, os botões de pulo

e ataque são invertidos em relação aos de

Mario

, o que torna mais difícil a tarefa de se

acostumar aos controles – nas versões do

jogo na memória do Master, esse esquema

foi trocado de volta para o convencional.

Como se isso não fosse o suficiente,

as batalhas contra os chefes fogemdo

comum: emvez de umduelo tradicional

entre ataques físicos e mágicos, a briga

é resolvida emuma partida melhor de

três de pedra, papel e tesoura. “Esse foi

umdaqueles conceitos que criamos para

diferenciar nosso jogo do

Mario

. Era

uma ideia absurda”, justifica Kotaro.

O resultado acabou ficando bem

anticlimático. O jeito para vencer os

inimigos é contar com a sorte para

derrotá-lo ou jogar omesmo trecho várias

vezes até descobrir o padrão das jogadas

dele, que é sempre igual – ou comprar

uma revista de games e ver tudo escrito lá

emumdetonado. Alguns chefes finais se

O irmão de Alex

Kidd, Egle, nem

parece aliviado

após ser libertado

recusam a perder e tentam atacar Alex fisicamente, exigindo uma

sequência de golpes até seremderrotados emdefinitivo.

Junte isso a ummapa principal que não indica o progresso do

personagem, alémde uma detecção de colisão bemdesfavorável

ao jogador, e temos um jogo extremamente difícil tanto de

forma deliberada, mas também como resultado de uma falta de

capricho em alguns elementos. Mesmo assim,

Miracle World

é

bem cativante, especialmente porque nem sempre fica preso às

fundações do gênero, estabelecidas um ano antes com

Super

Mario Bros.

O design das fases foge do senso comum, não se

limitando somente ao deslocamento da esquerda para a direita.

Grande parte da progressão do primeiro estágio se dá de forma

vertical, por exemplo, e outras fases exigemque o personagem

caminhe da direita para esquerda, sentido inverso ao normal.

Amais interessante das inovações do jogo, porém, se dá por meio

dos veículos comos quais Alex Kidd pode contar para se deslocar

e derrotar inimigosmais facilmente, como a motocicleta Sukopako

e o Petitcopter, ummini-helicóptero que atira e se locomove por

“Esse polvo deveria ter

oito tentáculos, mas

tivemos problemas com

o número de sprites na

tela”, relembra Kotaro

Hayashida. Imagine

a dificuldade

para sair dali

O povo Radaxiano

aguarda o triunfo

de Alex Kidd

Alex Kidd in

Miracle World

apresenta uma

variedade de

cenários muito

maior do que o

primeiro

Super

Mario Bros.

42

old!gamer

Alex Kidd in Miracle World